ANIVERSÁRIO

Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial completa 46 anos

A unidade já desenvolveu diversos projetos importantes para o País, como o motor a álcool
Publicada em: 17/03/2015 14:06
Imprimir
Fonte: DCTA

Foto 1  S1 Lucas/ DCTAO Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) comemorou sexta-feira (13/03) o 46º aniversário de criação, com homenagem a militares e a pioneiros na área. A cerimônia contou com a presença do Ministro do Superior Tribunal Militar, Tenente-Brigadeiro do Ar Cleonilson Nicácio Silva, além de comandantes, chefes e diretores de diversas organizações.

Durante a solenidade houve o descerramento do retrato do Major-Brigadeiro Engenheiro Tércio Pacitti, pioneiro do estudo da computação no Brasil, e do Professor Urbano Ernesto Stumpf, considerado o “Pai do Motor a Álcool”. Eles passaram a compor a “Galeria dos Pioneiros”, criada no ano de 2010, com o objetivo de reverenciar aqueles que deixaram uma notável história de desafios e conquistas. Foram, também, entregues medalhas por tempo de serviço e realizadas homenagens ao Graduado, Praça e Servidor Civil Padrão, por terem se destacado em suas funções.Foto 2  S1 Lucas/ DCTA

O Diretor-Geral, Tenente-Brigadeiro do Ar Alvani Adão da Silva, resgatou um pouco da história do organização, dando ênfase às conquistas ao longo dos anos.

“Em uma perspectiva estratégica, podemos identificar três grandes áreas de atuação do DCTA: uma voltada para o ensino e a pesquisa, outra focada em sistemas aeronáuticos e de defesa, além de uma terceira que compreende o setor espacial. Nesses campos, todos voltados ao atendimento da necessidade básica da sociedade brasileira de assegurar a soberania do Estado sobre o espaço aéreo nacional, temos realizações das quais podemos nos orgulhar”, afirmou.

Missão

O DCTA é a instituição do Comando da Aeronáutica responsável por desenvolver soluções científico-tecnológicas, no campo aeroespacial, por meio de ensino, pesquisa, desenvolvimento, inovação e serviços técnicos especializados. Com órgãos sediados em diferentes localidades, como Brasília (DF), Alcântara (MA), Natal (RN) e São José dos Campos (SP), a unidade reúne um contingente de aproximadamente 5.500 militares e servidores civis. São engenheiros, pesquisadores e técnicos nas mais diversas especialidades e áreas, que atuam em projetos de vanguarda e de valor estratégico para o país, a exemplo do motor a álcool e da urna eletrônica.

Saiba mais sobre o DCTA aqui.

Veja o trabalho de alguns institutos do DCTA:  

 

imagens/original/24674/foto intranet.jpg
imagens/original/24674/foto2.jpg
imagens/original/24674/foto3.jpg
imagens/original/24674/foto4.jpg