MISSÃO DE PAZ

Militares e civis concluem o Estágio de Coordenação Civil-Militar

Capacitação é voltada para membros de missões de paz das Nações Unidas
Publicada em: 16/03/2015 10:08
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea

Estágio no CCOPAB  Tenente Garbino / CCOPABO primeiro Estágio de Coordenação Civil-Militar (CIMIC) de 2015 foi concluído sexta-feira (13/03) no Rio de Janeiro (RJ), com a participação de 44 alunos: 2 da FAB, 7 da Marinha, 19 do Exército, 2 de nações amigas e 14 civis. Realizado pelo Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB), o estágio, com duração de uma semana, prepara membros de missões de paz das Nações Unidas.

“O CIMIC permite o contato com diversos representantes de atores que integram uma missão de paz, como funcionários das Nações Unidas, de organizações governamentais e não governamentais. A interação ocorre entre os alunos e, também, com o corpo docente”, afirma o Tenente-Coronel Alexandre Nogueira de Souza. Ele integrará o 22° contingente brasileiro na missão de paz no Haiti, a MINUSTAH.

Aula no CCOPAB  Tenente Garbino / CCOPABOs alunos receberam instruções de acordo com o Material de Treinamento Especializado da ONU. Foram abordados diversos temas: relacionamento com a mídia, funcionamento de uma organização não governamental, atividades da ONG Viva Rio no Haiti, além do desenvolvimento de um grupo de atividade CIMIC.

Uma das alunas, Vivian Finger Krause, é mestranda em Estudos Estratégicos pela Universidade Federal Fluminense. “As lições aprendidas pela experiência pessoal de militares que participaram da MINUSTAH estão intimamente ligadas com a minha dissertação de mestrado e irão contribuir muito para o meu desenvolvimento acadêmico”, diz.