OPERACIONAL

Começa a fase prática da Operação Carranca IV

Cerca de 450 militares estão envolvidos no exercício realizado em Santa Catarina
Publicada em: 09/03/2015 17:08
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea

Mestre de salto observa local de lançamento  Sgt Johnson Barros / Agência Força AéreaA Operação Carranca IV entra na fase do Exercício de Integração a partir desta segunda-feira (09/03) e se estende até sexta-feira, realizando simulações de missões em diversos ambientes. O maior exercício simulado de Busca e Salvamento (SAR) da América Latina ocorre desde a semana passada na cidade de Florianópolis, com a participação de 450 militares.

As simulações vão começar durante a madrugada e podem se estender até a noite seguinte. O diferencial dessa edição é o atendimento a vítimas em plataforma petrolífera e o uso de cães farejadores do Grupo de Apoio à FAB (GAFAB). A utilização de Óculos de Visão Noturna (NVG, do inglês Night Vision Goggles) também será intensificada.

A nova fase coloca em prática o aprendizado de Avaliação Operacional, realizado a semana passada. Aviões de busca e helicópteros de salvamento da FAB, um navio da Marinha, um helicóptero da Petrobras e cães de resgate participarão de diversas ações, como localizar e resgatar náufragos, embarcações à deriva, aeronaves acidentadas, pilotos ejetados, vítimas de acidentes aeronáuticos perdidas na mata e evacuação aeromédica de plataforma petrolífera.

militar faz lançamento de sinalizador no mar  Sgt Johnson Barros / Agência Força AéreaDe acordo com o diretor do exercício, Tenente-Coronel Aviador Silvio Monteiro Junior, é necessário ter uma constante atualização e treinamento em missões que exigem uma capacidade de pronta resposta. “O que nós fazemos é estudar os casos reais que já aconteceram nos últimos cinco ou dez anos e simular esses cenários. Então, realizamos missões de busca e de salvamento, sempre colocando para trabalhar conjuntamente os coordenadores e demais pessoas envolvidas na missão”, ressalta.

A Força Aérea Brasileira vai empregar os helicópteros H-1H, H-34 Super Puma, H-60 Black Hawk e os aviões SC-105 Amazonas, P-95 Bandeirulha e P-3AM Orion. O trabalho é gerenciado por dois Centros de Coordenação de Salvamento destinados às missões no mar e na terra.

Saiba mais

Coordenado pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), órgão central do SISSAR (Sistema de Busca e Salvamento Aeronáutico Brasileiro), o treinamento envolve diversas unidades do Comando da Aeronáutica, entre elas, os cinco Centros de Coordenação de Salvamento Aeronáutico do Brasil, conhecidos como Salvaeros; a Segunda Força Aérea (II FAE); o Primeiro Grupo de Comunicações e Controle (1° GCC) e a Base Aérea de Florianópolis. Participam também a Marinha do Brasil, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, a Petrobras e o GAFAB.

O exercício pretende servir, ainda, de fórum de discussões e de laboratório para a elaboração de novas doutrinas para a atividade SAR, incluindo treinamento exclusivo de coordenação e execução das missões componentes das operações de salvamento.

O termo “Carranca” refere-se à alcunha do Major Médico Carlos Alberto Santos – militar do Esquadrão Pelicano e do Esquadrão Aeroterrestre de Salvamento, ambos localizados em Campo Grande (MS), cuja vida foi marcada pelo comprometimento e obstinação em salvar vidas.

 

Veja abaixo o Programa FAB em Ação, da FAB TV, sobre o treinamento dos militares em atividades de busca e salvamento: