ESPAÇO AÉREO

Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea tem nova chefia

Unidade é responsável pela harmonização do tráfego aéreo em todo o País
Publicada em: 04/03/2015 17:06
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea

Revista à tropa  Fábio Maciel / DECEAO Coronel Aviador Ary Rodrigues Bertolino passou sexta-feira (27/02) o cargo de Chefe do Centro de Gerenciamento de Navegação Aérea (CGNA) ao Tenente-Coronel Aviador Luiz Roberto Barbosa Medeiros. A solenidade foi realizada no hangar do Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV), na área militar anexa ao aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro (RJ).

Nos últimos três anos, o Coronel Bertolino esteve à frente da missão de harmonizar o gerenciamento do fluxo de tráfego aéreo, do espaço aéreo e das demais atividades relacionadas à navegação aérea. Durante esse período ocorreram diversos eventos, como a Rio + 20, a Copa das Confederações de Futebol da FIFA, a Jornada Mundial da Juventude e a Copa do Mundo 2014.

O Diretor-Geral do Departamento de Controle do Espaço Aéreo, Tenente-Brigadeiro do Ar Rodrigues Filho, fez questão de enfatizar o perfil empreendedor e a liderança carismática do ex-chefe da unidade. "Chefiar o CGNA exige intensa dedicação para executar as tarefas do dia a dia e resolver os problemas extras que ocorrem em todas as regiões de nosso imenso país diariamente, fazendo com que o chefe fique constantemente envolvido na busca de soluções", ressaltou.

O novo comandante, Coronel Medeiros, era chefe da Divisão Operacional do CGNA e também já foi chefe da da Unidade de Gerenciamento de Fluxo de Tráfego Aéreo do órgão. Com mais de 2.500 horas de voo, o militar foi empossado como membro do Comitê Brasileiro junto a International Air Transport Association (IATA) e representante do Departamento de Controle do Espaço Aéreo junto a International Civil Aviation Organization (ICAO), órgãos ligados a Nações Unidas para regulação da aviação internacional.

Conheça mais sobre o trabalho do CGNA: