GESTÃO

Comandante da Aeronáutica defende adequação aos novos tempos

Afirmação foi feita durante encontro com mídia especializada em defesa nacional
Publicada em: 03/03/2015 17:19
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea

Comandante defendeu adequação da instituição aos novos tempos  Sargento Batista/Agência Força AéreaQueremos uma Força Aérea mais enxuta, mais capacitada e mais operacional com os meios adequados”, afirmou o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato, durante encontro com profissionais da mídia especializada. O evento realizado nesta terça-feira (03/03), em Brasília (DF), foi o primeiro com o segmento que envolve cobertura jornalística de assuntos de defesa.

O Comandante destacou a necessidade de adequar a instituição aos novos tempos. “Vejo a atuação dos profissionais de comunicação como uma atividade crescente e importante. Há interesse na divulgação em tudo o que ocorre em aviação, tanto civil quanto militar, no Brasil e no exterior”, disse. O oficial-general também ressaltou a necessidade de levar informação à sociedade, que muitas vezes desconhece a extensão dos ganhos em investimentos na área de defesa, como consequência da transferência e desenvolvimento de novas tecnologias.

Ao longo de duas horas, os profissionais tiveram oportunidade de abordar diversos assuntos. As repercussões dos ajustes econômicos do governo nos projetos estratégicos da FAB, a reestruturação da gestão e a revisão do Plano Estratégico Militar da Aeronáutica (PEMAER) foram alguns dos temas.

Projetos - Questionado sobre o andamento do K-X2, que prevê a aquisição de aeronaves Boeing 767 para equipar o Esquadrão Corsário (2º/2º GT), sediado no Rio de Janeiro, o Comandante afirmou que o projeto é prioritário.  “O K-X2 é muitKaiser Konrad acumula dez anos de cobertura especializada  Sargento Batista/ Agência Força Aéreao importante para a FAB. Precisamos de um avião com essas características: mais capacidade de carga, custo de manutenção mais barato e adequado para a realização de reabastecimento em voo (REVO) em grandes distâncias”, destacou.

Em relação a possíveis alterações no cronograma, o oficial-general lembrou que muitos dos projetos estratégicos da FAB estão no PAC (Programa de Aceleração do Crescimento)  e que ainda não há uma definição junto ao Ministério da Defesa sobre possíveis cortes orçamentários. “Estaremos solidários ao governo. Temos que aceitar a realidade do país”, pontuou.

Experiência - O repórter da revista Tecnologia e Defesa, Kaiser Konrad, há dez anos se especializou nesse segmento. Ele já esteve em 35 países para a realização de cerca de 70Editor do portal DefesaNet, Nelson During  Sargento Batista/agência Força Aérea coberturas internacionais. Há dois meses, o jornalista esteve no leste da Ucrânia para cobrir o conflito que já fez mais de seis mil mortes. “A gente quer voar para sentir, conhecer e descrever a missão com o objetivo de esmiuçar isso num artigo com o merecido destaque”, explicou. 

Com cerca de 30 anos de profissão dedicados à área de defesa, o editor do portal DefesaNet, Nelson During, avaliou o evento como uma oportunidade ímpar. “Para nós que trabalhamos na análise, ter este contato direto permite ter uma visão do que vai acontecer nos próximos meses”, explica o editor. Sediado em Porto Alegre (RS), o portal contabilizou mais de cinco milhões de visitas no ano passado.

Estrutura de comunicação - No encontro, os profissionais foram apresentados à estrutura, à política e ao sistema de comunicação social em vigor na Força Aérea Brasileira.  O Chefe do Centro de Comunicação Social (CECOMSAER), Brigadeiro do Ar Pedro Luís Farcic, destacou a importância do evento em que profissionais especializados na temática militar têm a oportunidade de esclarecer dúvidas diretamente com o Comandante da Aeronáutica.

 

Veja as impressões dos profissionais: