ESPORTE

FAB sedia 11° Campeonato Brasileiro de Pentatlo Aeronáutico

O torneio é uma seletiva para formar a equipe que vai representar o Brasil nos Jogos Mundiais Militares
Publicada em: 02/03/2015 16:24
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea

A Força Aérea Brasileira (FAB) in  iciou nesta segunda-feira (02/03) a 11ª edição do Campeonato Brasileiro de Pentatlo Aeronáutico. O torneio ocorre na Universidade da Força Aérea (UNIFA), no Rio de Janeiro, e reúne 14 atletas da FAB e seis esportistas noruegueses. A competição vai até a próxima sexta-feira (06/03).

O principal objetivo do campeonato é
selecionar atletas para a equipe que vai representar o Brasil nos Jogos Mundiais Militares a ser realizado de 9 a 12 de outubro, em Mungyeong, na Coreia do Sul.

Segundo o organizador do campeonato, Capitão de Infantaria Marcos Vinicius Pires Brant, após a formação da equipe, os esportistas continuarão o treinamento. “Em 2011, aqui nos Jogos Mundiais Militares do Rio de Janeiro, nós fomos campeões por equipe no masculino e as meninas foram vice-campeãs. O objetivo é repetir o resultado no masculino e conquistar o ouro inédito no feminino. Também queremos um resultado significativo no individual, pois estamos com bons atletas”, afirmou.

O Pentatlo Aeronáutico conta com seis provas esportivas: pista de obstáculos, tiro, esgrima, basquete, natação e corrida de orientação, além de um rally aéreo. No Campeonato Brasileiro, o rally aéreo não será realizado, e uma das provas esportivas pode ser descartada.

Os atletas treinam nas próprias unidades e, eventualmente, se reúnem para exercitar modalidades específicas. A Comissão de Desportos da Aeronáutica e a Academia da Força Aérea são os principais pólos para a prática do Pentatlo Aeronáutico, pois permitem a execução de todas as provas do esporte.

Leia na revista Aerovisão uma matéria especial sobre o esporte: