GRIPEN NG

Ciência Sem Fronteiras abre inscrições para doutorado e pós-doutorado na Suécia

Bolsas de estudo são fruto de parceria do Brasil com a empresa Saab para o desenvolvimento e produção de 36 aviões de caça
Publicada em: 05/02/2015 12:05
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea

O Programa Ciência sem Front  eiras está com inscrições abertas para seleção de 15 bolsas de estudo, sendo 10 na modalidade pós-doutorado e cinco para doutorado sanduíche (quando o estudante pode fazer uma parte do curso em outro país ou em outra universidade) na Suécia. As áreas de interesse são materiais e manufatura, eletrônica, tecnologia da informação e comunicação e sistemas de engenharia mecânica, todas voltadas à aeronáutica.

Os interessados devem ac
essar a página do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) até o dia 15 de maio. Também é possível se registrar na plataforma colaborativa do Centro de Pesquisa e Inovação Sueco-Brasileiro (CISB) para interagir com grupos de pesquisa acadêmicas na Suécia e pesquisadores da Saab.

Gripen NG

As bolsas são provenientes de um acordo firmado entre o CNPq, CISB e a Saab, empresa de tecnologia para os segmentos de defesa e segurança, focada em Inovação, com sede na Suécia. A empresa ampliou sua colaboração tecnológica com o Brasil ao firmar contrato para o desenvolvimento e produção de 36 aviões de caça Gripen NG e sistemas e equipamentos relacionados.

O objetivo da parceria acadêmica é atrair pesquisadores brasileiros para desenvolver seus projetos de pesquisa nas universidades suecas renomadas e nos Centros de Pesquisa e Desenvolvimento da Saab. O foco é aumentar a rede colaborativa de pesquisa, desenvolvimento e inovação na área de tecnologia entre os dois países.

Já foram lançadas três chamadas anteriores e cerca de 30 pesquisadores de instituições públicas e privadas das regiões Sul, Sudeste e Nordeste do Brasil puderam desenvolver seus projetos em universidades de excelência, como Chalmers University of Technology, University College of Skövde, Royal Institute of Techonology (KTH), Swedish Institute of Computer Science (SICS) e Linköping University.