BUSCA E SALVAMENTO

Aeronave da FAB localiza barco a 810 km da costa

A embarcação pediu socorro após ser atacada por tubarões
Publicada em: 02/02/2015 15:19
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea

  Um avião P-3AM da Força Aérea Brasileira localizou na última sexta-feira (30/1) o veículo anfíbio Ad Infinitum, que estava à deriva a 810 quilômetros de distância de Fortaleza. O único ocupante da embarcação, o holandês Ebrahim Hemmatnia passa bem e foi resgatado pela Marinha do Brasil.

A aeronave localizou a embarcação com o seu radar de bordo e a tripulação fez contato visual às 17h55, horário de Brasília. Por rádio, Ebrahim Hemmatnia informou que pediu socorro após tubarões atacarem seu barco de seis metros de comprimento e causarem danos em uma janela e no leme.

  O P-3AM se manteve na área até as 23h20, quando o navio pesqueiro Ouled Si Mohand chegou na área. Em seguida, o Navio Patrulha Macau, da Marinha do Brasil, fez o resgate do tripulante. 

O holandês tenta dar a volta ao mundo no veículo equipado com velas, painéis solares e quatro rodas para os trechos terrestres da jornada em torno da linha do Equador. Fabricado em fibra de carbono, também tem pedais para pedalar tanto na água quanto sobre terra.

A expedição começou no dia 23 de novembro, com saída de Dakar, no Senegal. A viagem terá 50 mil quilômetros, sendo 35 mil na água e 15 mil sobre terra. A viagem pode ser acompanhada pelo site
http://www.willpowered.nl/en/