COMANDO

Tenente-Brigadeiro Rossato assume Comando da Aeronáutica no dia 30 de janeiro

A solenidade será realizada na Base Aérea de Brasília
Publicada em: 23/01/2015 12:07
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea

  A cerimônia de passagem de comando da Força Aérea Brasileira será realizada no dia 30 de janeiro, às 11h30 da manhã, na Base Aérea de Brasília. O Comandante da FAB, Tenente-Brigadeiro do Ar Juniti Saito passará o cargo ao Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luís Rossato, que foi designado para o cargo pela Presidenta da República Dilma Roussef no dia 08 de janeiro.

Os militares que irão comparecer à solenidade devem trajar o quinto uniforme com barretas, ou o correspondente. Já os civis, passeio completo.


Perfil 
Natural de São Gabriel, Rio Grande do Sul, o Tenente-Brigadeiro Rossato ingressou na Força Aérea Brasileira em março de 1969. Foi promovido ao posto de Tenente-Brigadeiro em março de 2011. Durante seus 46 anos de carreira, assumiu o comando, a chefia e a direção de diferentes organizações da Aeronáutica, a maior parte na área operacional da Força Aérea Brasileira. Esteve à frente do Comando-Geral de Operações Aéreas (COMGAR); Departamento de Ensino da Aeronáutica (DEPENS); Quinto Comando Aéreo Regional (V COMAR); e Terceira Força Aérea (III FAE)
.

O militar também comandou o Esquadrão Joker, sediado em Natal (RN), que especializa os pilotos recém-saídos da Academia da Força Aérea para a aviação de caça, e o Esquadrão Centauro, sediado em Santa Maria (RS). No exterior, foi adido aeronáutico na Venezuela, assessor aeronáutico no Paraguai e realizou o curso de comando e controle na Força Aérea Francesa.

O oficial-general é líder de grupo de aviação de caça, piloto operacional de aviação de transporte e possui mais de 3.500 horas de voo em várias aeronaves, entre elas o T-23 Uirapuru, T-37 Tweet Bird, U-42 Regente, T-25 Universal, AT-26 Xavante, C-95 Bandeirante, P-95 Bandeirante Patrulha e C-115 Búfalo.

Atualmente, é Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER), o segundo na cadeia de comando da Aeronáutica.

Assista à primeira entrevista concedida pelo Tenente-Brigadeiro Rossato após o anúncio: