FOTOGRAFIA

Imagem da FAB em lista de 25 melhores do mundo em 2014

A seleção foi feita a partir da rede social Flickr. Foto mostra avião A-29 Super Tucano durante Operação Ágata
Publicada em: 20/01/2015 16:12
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea

A foto de um A-29 Super Tucano da Força Aérea Brasileira aparece na lista das 25 melhores imagens do mundo, selecionadas a partir da rede social Flickr. Captada pelo Sargento Johnson Barros, a imagem é a única da América Latina entre as escolhidas em um universo de "centenas de milhões" de imagens postadas em 2014, segundo os administradores da página. 


Batizada de "Fim de Tarde", a foto foi realizada no aeroporto de Maringá (PR) durante a Operação Ágata. O A-29 Super Tucano estava naquela cidade para cumprir a missão defesa aérea na região de fronteira.

Veja todas as imagens selecionadas

Sargento Johnson durante missão da FAB  Sgt Marcos Poleto / Agência Força Aérea
"A imagem representa o fim do dia. Todos nós, militares, temos um dia cansativo, fazendo nossos atributos. E ali era justamente para mostrar que a gente trabalha até o último momento do sol, às vezes até à noite, para de manhã cedo voltar a trabalhar", explica o Sargento Johnson.

Com 20 anos de serviço ativo na FAB, o Sargento Johnson é especialista em manutenção de aeronaves. Ele trabalhava no 1° Grupo de Defesa Aérea, em Anápolis (GO), e começou sua carreira de fotógrafo registrando os Mirage III que operavam naquela unidade. Hoje, ele serve no Centro de Comunicação Social da Aeronáutica.

"Muitas pessoas adoram Aeronáutica, outras nem conhecem, mas quando elas veem a fotografia começam a se interessar", conta o militar. Segundo ele, retratar aeronaves é também uma forma de estimular o interesse em ingressar na FAB. "É também a questão de transmitir um sonho".

Acesse o Flickr para acompanhar o trabalho dos fotógrafos da FAB.