SERVIÇO MILITAR

Aberto prazo para o alistamento militar

Jovens nascidos em 1997 já podem se apresentar às Juntas de Serviço Militar
Publicada em: 07/01/2015 16:30
Imprimir
Fonte: Ministério da Defesa

  Jovens nascidos em 1997 devem se apresentar à Junta de Serviço Militar (JSM) municipal mais próxima das suas residências. O prazo para o alistamento militar começou no dia 2 de janeiro e vai até 30 de junho de 2015.

Para cumprir com seu dever cívico, os jovens do sexo masculino precisam apresentar na Junta Militar os seguintes documentos: certidão de nascimento ou equivalente (identidade, carteira de motorista ou de trabalho), comprovante de residência e duas fotos 3x4 (recente). 

Caso o convocado tenha filhos, também é necessária a apresentação das certidões de nascimento das crianças. Pessoas com deficiência precisam entregar atestado médico. Todos os documentos necessitam ser apresentados em suas versões originais.

Segundo dados da Seção de Coordenação de Mobilização Militar do Ministério da Defesa, no ano passado 1,7 milhão de jovens se alistaram nas Juntas de todo o país. Cerca de 100 mil foram incorporados às Forças Armadas.

Confira os locais das Juntas de Serviço Militar (JSM).

Tire aqui suas dúvidas acerca do Serviço Militar.

Ato obrigatório

O alistamento é um ato obrigatório, cujo descumprimento pode acarretar contratempos para o cidadão, como não poder retirar passaporte, ingressar no serviço público ou na iniciativa privada, entre outros.

Além disso, a norma prevê o pagamento de multa, que varia de acordo com a quantidade de dias em que o candidato deixou de se alistar.

Aqueles que perderem o prazo de alistamento (2 de janeiro a 30 de junho de 2015) só poderão participar da seleção em 2016, incorporando-se apenas em 2017.