FORÇAS ARMADAS

Dilma destaca modernização dos meios operacionais e valorização da carreira

Afirmação foi feita durante cerimônia de apresentação de novos oficiais-generais
Publicada em: 16/12/2014 12:50
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea

  Sargento Jhonson/Agência Força AéreaA presidente Dilma Rousseff destacou a modernização dos meios operacionais das Forças Armadas e a valorização da carreira militar durante o discurso na cerimônia de apresentação dos oficiais-generais. O evento realizado no Palácio do Planalto na manhã desta terça-feira (16/12) reuniu os 117 de oficiais-generais da Marinha (21), Exército (66) e Aeronáutica (30) promovidos em 2014.

Estavam presentes à solenidade o Ministro da Defesa, Celso Amorim, e os Comandantes da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Juniti Saito; da Marinha, Almirande-de-Esquadra Júlio Soares de Moura Neto; e do Exército, General de Exército Enzo Martins Peri, além de ministros e autoridades militares.

 “Ao assumirem suas funções como almirantes, generais e brigadeiros, os senhores terão um papel de destaque na construção de um Brasil mais seguro e mais forte, mais justo e mais democrático”, afirmou Dilma Rousseff ao dirigir-se aos recém-promovidos. A presidente também destacou a importância da Política e da Estratégia Nacional de Defesa que orienta o Brasil sobre um tema de interesses de todos os setores da sociedade.  (Leia aqui o discurso na íntegra)

O Tenente-Brigadeiro do Ar Alvani Adão da Silva, Diretor do Departamento de   Sargento Jhonson/Agência Força AéreaCiência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), chegou ao posto mais alto na hierarquia militar na Aeronáutica após 43 anos de serviço. Em sua avaliação, a alta patente militar implica mais responsabilidades diante da sociedade e da tropa. “Para quem chega ao último posto da carreira, tem sobre os ombros uma responsabilidade maior. Ao mesmo tempo, este momento desperta um sentimento de reconhecimento e respeito pelo trabalho desenvolvido pelas Forças Armadas”, afirmou. 

O generalato é o mais alto grau na hierarquia militar. As promoções aos postos de Tenente-Brigadeiro (quatro estrelas), Major-Brigadeiro (três estrelas) e Brigadeiro (duas estrelas) na Aeronáutica foram realizadas em 31 de março, 31 de julho e 25 de novembro deste ano. Os militares integram os quadros de Aviador, Intendência, Engenharia, Medicina e Infantaria.

  Sargento Jhonson/Agência Força AéreaSaudação à presidente
Em seguida, a presidente Dilma Roussef seguiu para o Clube da Aeronáutica, também em Brasília (DF), para o almoço de confraternização com os Oficiais-Generais da Marinha, do Exército e da Aeronáutica. Em seu discurso, ela destacou os projetos de modernização como o submarino de propulsão nuclear, o blindado guarani e as aeronaves KC-390 e Gripen NG. "Um país pacífico não pode nem deve ser confundido com um país indefeso", disse.