ORDEM DO DIA

DIA DA INFANTARIA DA AERONÁUTICA

Data é celebrada no dia 11 de dezembro
Publicada em: 11/12/2014 06:15
Imprimir
Fonte: COMGAR

PALAVRAS DO COMANDANTE-GERAL DE OPERAÇÕES AÉREAS

Brasília, 11 de dezembro de 2014.


“DEFENDENDO NA TERRA O DOMÍNIO DO AR”, eis o lema e a motivação, que conduz a Infantaria da Aeronáutica ao longo de sua história. São setenta e três anos de profissionalismo, intensa labuta e contínua evolução.

Evolução, caracterizada pelo constante aprimoramento de sua organização e aperfeiçoamento do preparo de seus integrantes, sobretudo, quanto ao desenvolvimento de doutrinas, táticas, técnicas e procedimentos de emprego.

Com o passar dos anos, a INFAER consolidou-se como componente operacional essencialmente voltado para garantir as operações aéreas, por intermédio de ações no terreno.

No presente, volta-se definitivamente para uma infantaria operacional, leve, rápida, capacitada, bem equipada e flexível, capaz de operar em pronta resposta nas suas principais áreas de atuação: a segurança e defesa, a defesa antiaérea, as operações especiais e a busca e salvamento, em resposta às demandas da Força Aérea.

Deve estar condicionada ao mais elevado grau de prontidão, de modo a atuar em toda a gama de operações militares, empregando seus meios na dimensão correta, no local adequado e no momento oportuno.

A Defesa Antiaérea galga mais um patamar para se consolidar como parte integrante do Sistema de Defesa Aeroespacial Brasileiro, com a aquisição de novos sistemas, capacitação de recursos humanos e incremento de sua estrutura operacional.

A manutenção de frações de emprego em missões de paz e congêneres fortalece a experiência operativa e projeta a imagem da Força no cenário nacional e internacional.

A excelência na capacidade de autodefesa de superfície tem levado à busca por conhecimento e equipamentos que permitam garantir o ambiente seguro para a preparação, o lançamento, a sustentação e o acolhimento das surtidas aéreas a partir de aeródromos dentro do Teatro de Operações.

Ao valorizar o conhecimento e a experiência, com uma atenção especial na progressão profissional do homem de infantaria, a INFAER tem como meta, em um futuro próximo, ser reconhecida como o vetor de combate terrestre da Força Aérea Brasileira, estruturado, equipado e adestrado, capaz de realizar ou participar de Ações de Força Aérea caracterizadas pelo uso de força, na superfície ou a partir dela, nas Tarefas de Proteção da Força, Controle do Ar, Projeção Estratégica do Poder Aeroespacial, Interdição do Campo de Batalha e Exploração da Informação.

Nesta data, ao parabenizar a todos integrantes dos diversos quadros que integram a Infantaria da Aeronáutica, é, também, o momento apropriado para evocar a memória de todos aqueles que, desde a criação desta nobre arma, a dignificaram com seus exemplos, indicando às novas gerações os caminhos a serem trilhados no porvir.


Nobre Infantaria!

“Tu és da Força Aérea Brasileira o fuzil,
Vigilante em defesa do Brasil.”


Ten Brig do Ar – GERSON NOGUEIRA MACHADO DE OLIVEIRA
Comandante-Geral de Operações Aéreas