COMANDO

Comando-Geral de Operações Aéreas tem novo comandante

O Tenente-Brigadeiro do Ar Gerson Machado assume o COMGAR
Publicada em: 05/12/2014 10:20
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea

  Cabo V. Santos/ CecomsaerO Comando-Geral de Operações Aéreas (COMGAR) realizou na quinta-feira (04/12) a passagem de comando da Unidade. Durante a solenidade, realizada na Base Aérea de Brasília (BABR), o Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato passou o cargo ao Tenente-Brigadeiro do Ar Gerson Nogueira Machado de Oliveira. A cerimônia foi presidida pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Juniti Saito, e contou com presença de autoridades civis e militares.

Responsável por 43% do efetivo total da Força Aérea Brasileira, o COMGAR comanda todas as unidades operacionais da FAB no Brasil. Em seu discurso, o Tenente-Brigadeiro Saito destacou a importância da Organização, relembrando as participações do COMGAR na Copa das Confederações, Rio +20, Jornada Mundial da Juventude e na Copa do Mundo 2014. “Esse manancial operacional desempenha de forma criativa e competente  as mais diferentes atividades ligadas à ponta da lança, ao apoio, ao ensino, à pesquisa e a tantos outros setores”, afirmou o Comandante da Aeronáutica.

O Tenente-Brigadeiro Rossato destacou algumas ações executadas em sua gestão, como a busca pela redução de custos por meio da simplificação e aglutinação das atividades de apoio, a implantação da gestão por processos e a centralização do comando e controle da nova estrutura do Comando de Defesa Aeroespacial Brasileiro (COMDABRA). “A partir de hoje o COMGAR fica em minha lembrança e destacadamente os bons momentos proporcionados pelo convívio com gente tão aguerrida e esperançosa”, destacou o Tenente-Brigadeiro Rossato. O Oficial-General assumirá o Comando do Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER).

Novo comandante - O Tenente-Brigadeiro Machado já foi comandante do COMDABRA, da Terceira Força Aérea (III FAE) e Chefe de Logística do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, do Ministério da Defesa. Possui mais de 4.500 horas de voo, sendo 2.300 horas de caça e com voos em mais de 15 aeronaves diferentes. Em entrevista, o novo comandante fala sobre as atividades do COMGAR.