GRIPEN

Pilotos da FAB treinam no Gripen pela primeira vez

Foram 50 minutos de voo sobre a Suécia e o Mar Báltico
Publicada em: 19/11/2014 09:20
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea

Capitão Fórneas e o instrutor sueco  FABOs Capitães Gustavo de Oliveira Pascotto e Ramon Santos Fórneas se tornaram na manhã desta quarta-feira (19/11) os primeiros pilotos brasileiros a cumprirem uma missão de treinamento em aeronaves Gripen. Eles voaram durante 50 minutos em aviões Gripen D, acompanhados por pilotos da Força Aérea da Suécia. O pouso ocorreu às 10 horas da manhã na base de Satenas, na Suécia (6 horas no horário de Brasília).

"Foi melhor do que eu esperava", disse o Capitão Fórneas. "A aeronave é de pilotagem dócil", elogiou. A principal característica notada pelos brasileiros até agora foi a vantagem aerodinâmica proporcionada pelos canards, pequenas asas localizadas na frente do Gripen. "A distância de pouso é extremamente pequena", contou. 

Os dois Gripens voaram em uma área de instrução sobre a Suécia e o Mar Báltico. Após a decolagem, foi realizada uma subida até 10.638 metros de altura em um minuto e meio, uma taxa de subida de 118 metros por segundo. Para cumprir o cronograma de treinamento proposto pelos suecos, os brasileiros também realizaram acrobacias juntos nessa que é chamada de fase de familiarização.

Diferentemente dos demais brasileiros que já voaram no Gripen em testes, os dois aviadores têm agora a responsabilidade sobre as aeronaves e treinam para dominarem todos os sistemas dos caças. Três horas após o pouso, os pilotos já seguiram para um novo treinamento no simulador de voo.

Formados pela Academia da Força Aérea, o Capitão Fórneas era piloto de caças F-5 e o Capitão Pascotto comandava caças Mirage 2000. Ambos vão passar seis meses em treinamento na Suécia e se tornarão os primeiros brasileiros instrutores de Gripen.

O contrato de aquisição de 36 aeronaves foi assinado em 24 de outubro. A expectativa é de entrega dos aviões entre 2019 e 2024.

Assunto(s): , ,