MÊS DA ASA

FAB entrega medalha da Ordem do Mérito Aeronáutico a 190 agraciados em Brasília

A cerimônia marca a comemoração pelo Dia do Aviador e Dia da Força Aérea Brasileira
Publicada em: 23/10/2014 14:12
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea

A Força Aérea Brasilei  ra entregou nesta quinta-feira (23/10) a medalha da Ordem do Mérito Aeronáutico (OMA) a 190 agraciados, entre civis e militares, na Base Aérea de Brasília. A solenidade, presidida pelo Ministro da Defesa, Celso Amorim, faz parte das comemorações do Dia do Aviador e do Dia da Força Aérea Brasileira. A OMA é a maior comenda concedida pela Força Aérea Brasileira a militares e civis em reconhecimento aos serviços prestados à FAB e ao país.

“Receber essa medalha representa o reconhecimento da Força por tudo que nós fizemos. É uma sensação de realização”, celebrou o Coronel Aviador Valter Barreto, um dos agraciados com a medalha.

A cerimônia contou também com a presença dos Comandantes da Marinha, do Exército, além do Alto Comando da Aeronáutica.

Durante a cerimônia, a Marinha e o Exército homenagearam a FAB.  “Nessa importante data, os Generais e Almirantes aqui presentes, da Marinha e do Exército, rendem homenagem a Forca Aérea Brasileira fazendo votos que ela siga resoluta em seu plano de voo”, discursou o Comandante da Marinha do Brasil, Almirante de Esquadra Júlio Soares de Moura Neto.

Na solenidade, o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Juniti Saito, ressaltou as histórias dos aviões da Força Aérea e destacou a apresentação da nova aeronave KC-390 em São Paulo, na última terça-feira. “Esperamos, com a mesma expectativa do sucesso   da aeronave KC-390, que, em mais alguns poucos anos, seja a nossa aguardada e inovadora aeronave Gripen NG a protagonizar similar evento”, ressaltou.

A apresentação do KC-390 foi um dos destaques da cerimônia. “Nós produzimos o maior avião do país. Isso é uma prova da determinação da nossa Força Aérea de manter projetos importantes”, declarou o Ministro da Defesa, Celso Amorim.

Em mensagem, a Presidente da República, Dilma Rousseff, enfatizou a participação da FAB em iniciativas fundamentais para a prosperidade do país. “É vasta a contribuição da Força Aérea Brasileira para o desenvolvimento econômico para a inclusão social e para a educação de ponta no Brasil. Exemplo disso foi o dia 21 de outubro, quando o maior e mais sofisticado avião fabricado foi apresentado à sociedade brasileira”.

Dia do Aviador - O dia 23Cadetes da AFA desfilaram durante a cerimônia  Sargento Batista/ Agência Força Aérea de outubro foi instituído como o Dia do Aviador e o Dia da Força Aérea Brasileira, por ser uma data que o brasileiro Alberto Santos Dumont realizou o primeiro voo com um avião mais pesado do que o ar, o 14 Bis. O fato histórico ocorreu em Bagatelle, Paris, no dia 23 de outubro de 1906. Nessa data, Santos Dumont decolou com o seu 14 Bis diante de mais de mil espectadores e da Comissão Oficial do Aeroclube da França, que era uma instituição de reconhecimento internacional e autorizada a homologar qualquer descoberta aeronáutica marcante.