CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Robô, simulador do Gripen e nanossatélite estão no espaço da FAB

11ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia vai até domingo (19) em Brasília
Publicada em: 14/10/2014 14:57
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea

Aplicação prática da física  Sgt Jhonson/Agência Força AéreaUm robô movido a energia solar, um protótipo do nanossatélite que vai coletar dados de experimentos científicos e um simulador de voo da aeronave de caça Gripen. Estas são algumas das novidades que os visitantes encontram no espaço da Força Aérea Brasileira (FAB) na 11° edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, em Brasília (DF).

O evento promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, que acontece no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, vai até domingo (19/10). A entrada é livre.

O tema desse ano é a tecnologia voltada para o desenvolvimento social. No estande de 234m², estão expostos projetos do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), sediado  Sgt Jhonson/Agência Força Aérea em São José dos Campos (SP), com aplicações práticas desde a física à reutilização de lixo tecnológico.

O reaproveitamento de materiais para confecção de peças de arte, bastante difundido em edições anteriores da feira, mantém o perfil criativo ao apresentar um robô movido a energia solar. Feito com mais de 200 peças de lixo eletrônico, o robô interativo chamado “Reciclóide” pesa 24kg e tem 1,90m de altura, atraindo a atenção de quem passar por lá. "O material tecnológico descartado ainda tem valor social e pode se tornar um novo produto com uma nova finalidade", afirma o idealizador da oficina, Gilberto Vieira.

Outra novidade da FAB na feira é o nanossatélite universitário ITASAT-1, projeto em andamento apresentado pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) em parceria com a Agência Aeroespacial Brasileira (AEB) e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). O ITASAT-1 é um cubo com peso inferior a 8kg, o que caracteriza um nanossatélite. O lançamento experimental, com a finalidade de certificar a estrutura e do subsistema do modelo de voo do satélite, está previsto para o segundo semestre de 2015. O nanossatélite terá a missão de coletar de dados para diversos experimentos. Treze pessoas entre coordenadores, alunos de graduação e pós-graduação trabalham no projeto desenvolvendo os subsistemas de estrutura, controle térmico, suprimento de energia, controle de atitude e computador de bordo.

No simulador é possível  fazer reabastecimento em voo no cargueiro KC-390  Sgt Jhonson/Agência Força AéreaQuem decidir o simulador de voo do Gripen, aeronave sueca escolhida para ser o novo avião de caça da FAB, poderá realizar uma missão de reabastecimento em voo no cargueiro KC-390, o maior avião desenvolvido no Brasil. Lucas de Souza, de 18 anos, gostou tanto da experiência que diz considerar a FAB como uma futura carreira. “Sempre gostei da área militar, e depois de fazer o simulador, me interessei ainda mais pela aviação”, contou o estudante.

A área da FAB conta ainda com espaço para oficinas de arte, laboratório de experimentos científicos e o girotec, simulador antigravidade, utilizado para o treinamento de pilotos da Academia da Força Aérea (AFA) em Pirassununga (SP). Quem estiver interessado em conhecer melhor carreiras militares pode elucidar dúvidas e ter orientações sobre as formas de ingresso, cursos de formação e principais atividades desenvolvidas por oficiais, graduados e praças nas mais diversas Organizações Militares espalhadas pelo Brasil.

Serviço
11ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

 Tema: Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social
De 13 a 19 de outubro
Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, Bras
ília (DF)
Entrada gratuita