ESPAÇO

Comitiva interministerial conhece o Centro de Lançamento de Alcântara

Publicada em: 08/10/2014 13:17
Imprimir
Fonte: CLA

  Integrantes do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Ministério das Relações Exteriores (MRE) e do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) conheceram o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão, na sexta-feira (03/10).

O Diretor-Geral e Vice-Diretor do DCTA, o Presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), além de representantes do MRE acompanharam a primeira visita do Ministro de Ciência e Tecnologia Clelio Campolina à unidade da FAB.

O Diretor do CLA, Coronel Engenheiro César Demétrio Santos, destacou o panorama e contexto histórico e atual da atividade espacial no Brasil, a maneira como está estruturado o Programa Espacial Brasileiro (PEB), os meios disponíveis e últimos avanços implementados no CLA, bem como operações de lançamento em destaque realizadas em Alcântara.

 A comitiva conheceu o centro de controle, onde é feita a coordenação de todas operações de lançamento e o setor de preparação e lançamento, onde estão as estruturas que abrigam em segurança a equipe responsável pela montagem, integração e transporte dos foguetes no lançador universal. Nesta área, tamém está a Torre Móvel de Integração (TMI), plataforma de operação do Veículo Lançador de Satélite (VLS), o maior foguete de fabricação nacional.