ESPORTE

Escola Preparatória de Cadetes do Ar é campeã da 46ª NAE

500 atletas participaram da 46ª edição da NAE. Em 2015, a competição será realizada na EsPCEx
Publicada em: 26/09/2014 14:26
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea

Alunos participam de desfile  Sargento Batista/ Agência Força AéreaDepois de sete dias de competições em onze modalidades, três recordes batidos e a participação de 500 atletas das três escolas preparatórias das Forças Armadas, a Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR) é a campeã da 46ª edição da NAE. Com os melhores resultados no Atletismo, Natação, Orientação, Vôlei, Esgrima e Xadrez, a Escola da Aeronáutica foi a mais eficiente da competição. No ranking final, a Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx) levou o trofeu do Tiro, Basquete e Futebol; e o Colégio Naval ficou com Triatlo e Judô.

A cerimônia de encerramento, realizada na manhã dessa sexta-feira (26/09), contou com a presença de autoridades civis e militares, além de sobrevoos de uma aeronave de caça F-5M.

Segundo o Major-Brigadeiro do Ar Carlos Augusto Amaral Oliveira, Diretor do Departamento de Desporto Militar (DDM) e Presidente da Comissão Desportiva Militar do Brasil (CDMB), o sucesso da 46ª NAE faz dela um dos eventos mais importantes do calendário esportivo militar da atualidade.“A formação dos valores de amizade, trabalho em equipe, integração, organização, liderança e comprometimento, são fundamentais na vida desses alunos. E essas características ultrapassam a competição. Isso sem contar com os recordes, com a evolução do esporte de alto rendimento praticado pelos atletas. Essa é a profundidade do que o Ministério da Defesa procura incentivar”, ressaltou.

Alunos da EPCAR recebem troféus  Sargento Batista/ Agência Força AéreaO Brigadeiro do Ar Celestino Todesco, Comandante da EPCAR, lembrou dos motivos que fizeram da NAE 2014 um sucesso. “Amizade, integração e companherismo não são palavras vãs ou faladas de graça. Mais importante do que nossa vitória foram os laços cultivados aqui, o congraçamento criado entre as Forças, a parceria fundamentada que deve perdurar pelo resto da vida e da carreira desses jovens”. O Comandante lembrou ainda da honra ao uniforme, da garra e da superação apresentada por todas as delegações durante todo o evento.

Premiação  Sargento Batista/ Agência Força AéreaO Diretor-Geral de Ensino da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Dirceu Tondolo Nôro, também destacou a importância do esporte para o futuro dos atletas. “O esporte tem uma importante função na vida do militar, é por meio dele que mantemos a rigidez física, a resistência e a prontidão necessária para o exercício pleno da profissão”, lembrou.

Entre os momentos mais importantes da solenidade, estava a união de todos os atletas em apenas um grupamento, o que representa o espírito e os valores fortalecidos pela NAE. “Essa foi minha terceira NAE e posso dizer que foi a melhor que participei, tanto em apoio e estrutura do evento, quanto no fortalecimento da formação que recebemos na Escola. Tudo que aprendi aqui vou levar pelo resto da minha vida”, finalizou o aluno da EPCAR Diego Bertolo, atleta medalhista do atletismo.

Em 2015, a competição será realizada na Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx). Confira no vídeo as imagens da 46ª NAE:

imagens/original/22791/nae_26_0069.jpg