SEGURANÇA DE VOO

400 alunos de escola agrícola recebem aulas sobre prevenção de acidentes

Publicada em: 19/09/2014 16:08
Imprimir
Fonte: SERIPA V

  A Escola Estadual Técnica de Agricultura (EETA), em Viamão (RS), recebeu no dia 4 de setembro um ciclo de palestras realizado pelo Quinto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA V). Quatrocentos alunos participaram da atividades.

Foram abordados temas como casos de acidentes reais ocorridos na aviação agrícola e temas como ferramentas de prevenção, segurança de voo e dano causado por objeto estranho na pista.

De acordo com o Major Eduardo Michelin, Chefe da Prevenção do SERIPA V, os alunos que se profissionalizam para atuar no planejamento de lavouras agrícolas, e que serão também responsáveis pela manipulação de agrotóxicos, são elos que interessam à prevenção. “Em algum momento da atividade no campo, eles terão contato com a aviação e podem tornar-se disseminadores da doutrina de segurança de voo”, afirmou.

  Para o professor Jorge Costa da Silva, a ideia é inserir a disciplina de prevenção de acidentes aeroagrícolas no currículo do curso técnico. “Queremos proporcionar informações e conhecimentos sobre prevenção na fase inicial da formação desses jovens, já que muitos deles seguem a carreira de piloto, enquanto outros se formam para atuar como profissional técnico”, explicou o professor.

“Sentimos a necessidade de trabalhar com a prevenção na formação do nosso profissional técnico. É um tema novo e complexo, mas relevante para nossos jovens que saem da escola para atuar nas fazendas pelo interior do Brasil, afirmou o responsável pelos projetos e parcerias da escola, José Alexandre da Silva Rodrigues.

Anualmente, a escola forma 150 técnicos agrícolas direcionados para estágios e para o mercado de trabalho nas grandes fazendas localizadas em diversos estados brasileiros, a exemplo de Mato Grosso, na região Centro-Oeste, que absorve um contingente de profissionais do Sul.

A realização do ciclo de palestras sobre prevenção foi motivada após a ocorrência de um acidente aéreo no interior do Rio Grande do Sul, quando um técnico perdeu a vida ao escorregar e cair sobre hélice de uma aeronave.

Assunto(s): , ,