SEGURANÇA DE VOO

CENIPA realiza vistoria em Belém

Publicada em: 12/09/2014 16:43
Imprimir
Fonte: CENIPA

Vistoria à Base Aérea de Belém durou cinco dias  O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) realizou vistoria de segurança de voo na Base Aérea de Belém (BABE) e no Primeiro Esquadrão de Transporte Aéreo (1º ETA) entre os dias 1º e 5 de setembro. A avaliação de segurança operacional foi solicitada pelo comandante do Primeiro Comando Aéreo Regional (I COMAR). 

A vistoria serve para identificar problemas potenciais antes que eles possam impactar a segurança. É uma assessoria à chefia da organização. O CENIPA apresenta um relatório com as condições observadas pela equipe de vistoriadores, a análise do risco de acidente ou incidente aeronáutico, bem como a proposta de ações que reduzam ou eliminem o risco existente.

Qualquer unidade militar ou empresa aérea civil, pode pedir ao órgão investigador nacional a realização de uma vistoria. “É uma das atividades mais importantes para a prevenção de acidentes: por meio dela as organizações recebem feedback a respeito do seu desempenho no que tange à segurança”, afirma a Tenente psicóloga Andressa Moura Lewek, que apoiou o trabalho realizado em Belém.