SETE DE SETEMBRO

Desfile militar atrai multidão em Brasília

A FAB participou do desfile com mais de 40 aeronaves e cinco grupamentos
Publicada em: 07/09/2014 12:25
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea

  Sgt Johnson / Agência Força Aérea“Pátria Amada...Brasil!”. Foi com essa frase escrita no ar que a Esquadrilha da Fumaça encerrou o desfile de Sete de Setembro, em Brasília. O evento começou por volta das nove horas da manhã deste domingo (07/09) na Esplanada dos Ministérios e atraiu cerca de 30 mil pessoas.

O metalúrgico Alan Viana Almeida levou os três filhos, a esposa e a cunhada para acompanhar o desfile. “É um evento muito bonito e uma forma de ensinar as crianças a respeitar a Pátria”, ressalta ele.

Já Napoleão Luiz de Freitas, de 80 anos, é militar reformado. Ele já participou do desfile inúmeras vezes e faz questão de sempre estar presente. “É com certa emoção que eu assisto agora a essa passagem estando do lado de fora, é muito emocionante”, afirma.

Desfile Cívico

O evento marcou a comemoração dos 192 anos da Proclamação da Independência do Brasil. Após a Presidenta da República Dilma Rousseff autorizar o Comando Militar do Planalto a iniciar o Desfile Cívico de Sete de Setembro, houve a execução do Hino Nacional Brasileiro e do Hino da Independência pela Fanfarra do 1° Regimento da Cavalaria de Guarda dos Dragões da Independência.

O desfile contou, também, com apresentação de escolas, de um grupamento de ex-combatentes da Força Expedicionária Brasileira, d
  Sgt Batista / Agência Força Aéreaa pirâmide humana do Batalhão de Polícia do Exército e de grupamentos das três forças militares.

Além da Esquadrilha da Fumaça, mais de 40 aeronaves da Força Aérea Brasileira fizeram sobrevoo, entre elas, Tucano, Super Tucano, Hércules, P-3 AM Orion e AH-2 Sabre.

A FAB contou também com a apresentação de seis grupamentos: um composto pela Banda de Música da Base Aérea de Brasília e pelo
seu estado-maior, guarda-bandeira e bandeiras históricas do Brasil; um outro formado por 74 cadetes da Academia da Força Aérea; um grupamento composto exclusivamente por mulheres; além da apresentação de militares da Guarnição de Brasília e da Companhia de Cerimonial Santos Dumont.

O Sargento Músico Jonathan Medeiros, que toca na Banda de Música da FAB, participou do desfile pela 17ª vez. “Eu sempre estou retomando aquele primeiro amor pela pátria, pela Força Aérea e pela dádiva que Deus me deu”, concluiu.