SETE DE SETEMBRO

FAB participa do desfile com grupamentos e aeronaves

O público poderá conferir novos e modernos equipamentos das Forças Armadas
Publicada em: 05/09/2014 10:49
Imprimir
Fonte: AGÊNCIA FORÇA AÉREA

  A Força Aérea Brasileira (FAB) participa do desfile de Sete de Setembro neste domingo (07/09), em Brasília (DF), com 340 militares e mais de 40 aeronaves, entre elas, caças, helicópteros, aviões de reconhecimento, patrulha e transporte. O evento será realizado a partir das nove horas da manhã, na Esplanada dos Ministérios.

Além disso, a FAB vai contar também com cinco grupamentos, sendo um feminino, composto por oficiais aviadoras e profissionais de diversas áreas, e outro com 74 cadetes representando a Academia da Força Aérea (AFA), localizada em Pirassununga (SP). A Esquadrilha da Fumaça também participará do desfile aéreo com passagens sobre a Esplanada dos Ministérios, contudo sem a realização de acrobacias.

Ao total, cerca de duas mil pessoas vão desfilar, entre militares, civis e alunos de escolas do Governo do Distrito Federal.

Durante o evento, o público, poderá conferir novos e modernos equipamentos das Forças Armadas, como as viaturas lançadoras de foguetes Astros 2020 (duas da Marinha e duas do exército) e o blindado Guarani.

Também terá alguns grupamentos já conhecidos. Um deles é o dispositivo de ex-combatentes da Força Expedicionária Brasileira (FEB), os famosos “pracinhas”. “Eles representam o máximo de humano que um país pode ter. Defenderam a população brasileira e merecem todas as homenagens”, ressalta um dos organizadores do desfile, o Capitão-de-Mar-e-Guerra Walter Marinho de Carvalho Sobrinho.

Haverá, ainda, a apresentação da pirâmide humana do Batalhão de Polícia do Exército. A instituição quebrou o recorde mundial dessa atividade com 47 homens sobre uma única motocicleta. Por fim, ocorrerá a formatura hipomóvel da Bateria Caiena, com a entrada dos militares a cavalo usando uniformes históricos.