HISTÓRIA

Bombardeios alemães na costa brasileira foi tema do 229º Encontro INCAER

Publicada em: 29/08/2014 15:55
Imprimir
Fonte: INCAER

Sessão de autógrafos  INCAERNa Segunda Guerra Mundial, os ataques de submarinos a navios da marinha mercante brasileira causaram a morte de quase mil pessoas, entre civis e militares, precipitando a entrada do Brasil no conflito. O número de mortos por esses ataques foi quase o dobro do de militares brasileiros mortos em solo europeu. Essas lutas históricas pela supremacia do Atlântico Sul, seus heróis e suas consequências para o desenrolar do conflito foram o tema da palestra “Torpedo: O Terror do Atlântico”, proferida pelo Professor Marcus Vinícios de Lima Arantes, no 229º encontro do Instituto Histórico e Cultural da Aeronautica (INCAER), realizado no dia 27 de agosto de 2014.

Oficial da Marinha Mercante do Brasil, Marcus Vinícius é professor no Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA) e escreve crônicas para o jornal Alto São Francisco, de Minas Gerais, para o Portal da Força Expedicionária Brasileira (FEB) e para a Revista Eletrônica do Centro de Capitães da Marinha Mercante. Sua apresentação é baseada em livro homônimo, de sua autoria.

Estiveram presentes ao Encontro parentes de tripulantes atacados, como Noraide Mascarenhas, filha do Comandante Mascarenhas, cujo navio, Aníbal Benévolo, foi torpedeado em 1942 pelo submarino alemão U-507. Seu pai  foi uma das vítimas daquele ataque.

Outro familiar que esteve presente ao evento, Durval Menezes Gama, filho do Contra-Mestre Lourival Luiz Gama, relata que seu pai sobreviveu ao ataque ao navio BrasilLloyd, também em 1942. “Lembro do meu pai chegando em casa uniformizado e se desculpando por não trazer com ele a boneca da minha irmã. Apesar do terror da guerra, ele estava vivo. Eventos como esse são fundamentais para preservar a memória do nosso país. Muitas das vezes são memórias tristes, que não gostaríamos de legar às gerações futuras, mas são parte da nossa história e do que somos hoje”, conclui Durval Gama.

Ao final da apresentação, o Professor Marcus Vinícius realizou tarde de autógrafos, nas dependências do INCAER.

Assunto(s): ,