CULTURA

Monumento em homenagem ao 14-Bis é restaurado no Rio Grande do Sul

Publicada em: 27/08/2014 11:37
Imprimir
Fonte: V COMAR

O Suboficial da Reserva e Obra em homenagem aos 100 anos do voo do 14-BIS  1T JOR Emíliaartista plástico Vinício Cassiano realizou em julho e agosto a restauração do monumento em homenagem aos 100 anos do primeiro voo do 14-Bis. Localizado na frente do Quartel General do Quinto Comando Aéreo Regional (V COMAR), em Canoas (RS), a obra foi inaugurada em 2006.

Com o passar dos anos, a obra precisou de manutenção. Por cerca de vinte dias, o metal foi escovado e pintado com tinta antiferrugem e o pedestal recebeu tinta emborrachada, que suportam melhor as diversas condições climáticas. “Fiquei feliz em ter feito essa restauração. Cada trabalho que nós fazemos é um pouco de nós mesmos”, afirmou o Suboficial Vinício.

A obra e o artista
O monumento que homenageia o centenário do Voo do Mais Pesado que o Ar foi um projeto do Suboficial Cassiano, montado com a ajuda de seu irmão, que trabalha como funileiro. Apesar de ser especialista em obras feitas em cimento, o artista explica que optou pelo metal nesse monumento para atingir a leveza necessária e garantir as proporções perfeitas do 14-BIS.

Vinício Cassiano é um artista plástico reconhecido na região e foi responsável por criar o monumento símbolo do município de Canoas, intitulado Origem, que mostra uma embarcação que se funde com uma figura humana, construída em concreto armado e medindo 2m 65cm.

Assunto(s): , ,