SEGURANÇA DE VOO

Equipe da Aeronáutica realiza palestras em Blumenau (SC)

Publicada em: 26/08/2014 15:38
Imprimir
Fonte: SERIPA V

Palestras em Blumenau (SC)  SERIPA VUm ciclo de palestras para atualizar conhecimentos de segurança de voo e aumentar o nível de atenção de pilotos, mecânicos e proprietários de aeronaves do Aeroclube de Blumenau. Esse foi o objetivo da Jornada de Segurança de voo promovida pelo Quinto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA V), no dia 23 de agosto, na cidade de Blumenau (SC).

Uma equipe de instrutores do SERIPA V foi até a cidade catarinense para proferir palestras e debates com a comunidade aeronáutica local, enfocando temas com abrangência no aspecto operacional da instrução, segurança na manutenção, legislação SIPAER (Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), ferramentas de prevenção, além de estudos de casos reais ocorridos na aviação de instrução.

Na avaliação do Chefe da Prevenção do SERIPA V, Major Eduardo Michellin, a Jornada cumpriu seu objetivo na disseminação da mensagem de segurança de voo aos aeronavegantes do Aeroclube. As atividades de voo da instituição foram paralisadas para permitir o acesso de alunos e instrutores no evento. “O Aeroclube é o início da formação de muitos pilotos, e por isso, é fundamental seguir padrões e procedimentos corretos, sem margem para improvisações,” destacou Major Michellin.

Na área de manutenção de aeroanaves, o palestrante e especialista em manutenção, Julio Cezar da Silva Freitas, alertou para o cuidado com o uso das ferramentas, organização e limpeza do ambiente de trabalho, bem como as condições de segurança e proteção utilizadas pelo profissional na execução da atividade. Em relação ao aspecto operacional, Major Eduardo Michellin discorreu sobre procedimentos técnicos mostrando vários vídeos,com a análise de casos reais ocorridos na aviação de instrução.

Por fim, a Tenente Camila Bolzan enfocou a importância das ferramentas da prevenção, com a utilização prática de RELPREV (Relatório de Prevenção), RCSV (Relatório ao Cenipa de Segurança de Voo), Vistória de Segurança de Voo, Gerenciamento de Segurança Operacional na Manutenção (MGSO- sigla em Inglês), comunicação de ocorrência e outros apoios indispensáveis à segurança da aviação.

Assunto(s): ,