SEGURANÇA DE VOO

Seminário em Brasília destaca fatores contribuintes de acidentes

Publicada em: 26/08/2014 15:09
Imprimir
Fonte: CENIPA / SERIPA VI

Abertura do V Seminário de Segurança de Voo   Sgt Flávio SantosO Sexto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA VI) realizou no dia 16 de agosto o V Seminário de Segurança de Voo em Brasília como atividade de fomento à prevenção de acidentes na região.

Cerca de 260 pessoas participaram, entr pilotos, comissários, mecânicos, estudantes de aviação, empresas de táxi aéreo, representantes de oficinas de manutenção e outros profissionais ligados à atividade aérea. O evento foi realizado no auditório do Colégio Militar de Brasília

O Major-Brigadeiro da reserva Jorge Kersul Filho apresentou os detalhes do resgate do voo 1907, ocorrido em setembro de 2006. Ele descreveu as características do cenário encontrado, a logística de resgate aos corpos e da investigação de acidentes, além do empenho das organizações envolvidas.

O engenheiro 
Fábio Couto Bonnett, da Embraer, abordou o peso e balanceamento de aeronave como  fator contribuinte para alguns acidentes aeronáuticos.

O Chefe do SERIPA VI, Tenente-Coronel Márcio Vieira de Mattos, apresentou os fatores contribuintes recorrentes nos acidentes aéreos do Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso e Tocantins, em 2013. A oportunidade para o público foi a de aprender com os ensinamentos da investigação, cujo principal produto é a Recomendação de Segurança de Voo.

A professora Fernanda Narciso (UNIFESP) abordou o tema: “Sono restaurador, saúde e segurança no trabalho”. Ela destacou os riscos que a privação do sono e a fadiga podem oferecer à segurança operacional da aviação.

O especialista em manutenção de aeronaves Suboficial João Eduardo Soares Martins (SERIPA VI) explicou a principal diferença entre mecânico e mantenedor de aeronaves, destacando exemplos em que a manutenção irregular contribuiu para acidente aeronáutico.

O assunto “Análises de falhas de materiais de uso aeronáutico” foi a última palestra do evento, ministrada pelo engenheiro Nicélio José Lourenço, do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA). Sua apresentação focou a contribuição do Fator Material no acidente aeronáutico, destacando aspectos de corrosão e fadiga de peças que comumente levam a ocorrências aeronáuticas.

Assunto(s): ,