ESPORTE

Equipe da FAB é destaque em campeonato de paraquedismo

Equipe Falcões foi a melhor entre as equipes militares no Campeonato Brasileiro de Formação em Queda Livre
Publicada em: 05/08/2014 12:04
Imprimir
Fonte: CDA

Falcões  2º Sgt Roberto CarvalhoA Equipe de Salto Livre FALCÕES, composta por militares da Força Aérea Brasileira, conquistou a melhor posição entre as equipes militares e o segundo lugar na Categoria Sênior no Campeonato Brasileiro de Formação em Queda Livre (FQL) 2014. A competição foi realizada no Centro Nacional de Paraquedismo, na cidade de Boituva (SP), entre os dias 29 e 31 de julho.

Os militares da Comissão de Desportos da Aeronáutica (CDA) participaram também da equipe campeã na disputa de Formação em Queda Livre para oito paraquedistas (FQL-8), que é composta por civis e militares.

O evento, organizado pela Confederação Brasileira de Paraquedismo (CBPq), reuniu 65 atletas civis de todo o País e do exterior, além de militares das Forças Armadas e contou com o apoio de várias aeronaves do tipo Caravan.

A equipe da FAB é composta pelo Capitão Gabriel, Sargento Rodrigo e Sargento Antônio, do efetivo da Comissão de Desportos da Aeronáutica (CDA); pelo Capitão Marconi, do Centro de Preparação de Oficiais da Reserva da Aeronáutica (CPORAER); e pelo Sargento Roberto Carvalho, do Esquadrão Puma (3º/8º GAv).

FQL-4

A competição (FQL-4) consiste na formação do número máximo de figuras pré-estabelecidas, a serem realizadas pelos quatro paraquedistas, na altura de 3.500 metros, em um intervalo de 35 segundos, a contar da saída da aeronave.

A pontuação é computada por meio da análise da filmagem realizada pelo quinto elemento: o camera-man, atleta imprescindível que precisa estar em total sintonia com os 4 atletas que executam as diversas formações rasgando o céu em plena queda livre a aproximadamente 220km/h.

Pra chegar a tal nível de qualidade, os atletas contam com o apoio de aeronaves militares como C-95 (Bandeirante) e C-105 (Casa) e aeronaves civis como Caravan e Grand-Caravan para realizarem saltos, além de treinamentos em túneis de vento no Brasil e no exterior.

Assista ao programa FAB EM AÇÃO sobre a Equipe Falcões: