CONDECORAÇÃO

Mais de 700 agraciados recebem Medalha Mérito Santos Dumont

Entrega acontece durante cerimônia em homenagem ao aniversário de Alberto Santos Dumont, Patrono da Aeronáutica Brasileira e Pai da Aviação
Publicada em: 21/07/2014 14:23
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea

Foram mais de 700 agraciados em todo Brasil  Ten Enilton Kirchhof/Agência Força AéreaA Força Aérea Brasileira (FAB) realizou nessa segunda-feira (21/07), em todo país, a cerimônia de entrega da Medalha Mérito Santos Dumont, condecoração que marca o 141º aniversário de Alberto Santos Dumont, Patrono da Aeronáutica Brasileira e Pai da Aviação. Ao todo foram 724 agraciados em todo Brasil. A comenda é destinada a militares que tenham se distinguido no exercício da profissão, a cidadãos brasileiros e estrangeiros que tenham prestado notáveis serviços ao país e a organizações militares e instituições merecedoras.

“Essa medalha é o resultado de 26 anos de dedicação à Força Aérea. Um reconhecimento pelo trabalho desenvolvido como militar”, resumiu o Suboficial Vagner Carlos da Silva Brum. Infante, resgateiro e paraquedista, Brum teve um fim de semana marcado de boas notícias. Atleta do Tiro prático e parte do efetivo do VI Comando Aéreo Regional (VI COMAR), onde treina, o Suboficial venceu o Campeonato Brasileiro de Rifle e garantiu a vice-colocação da categoria Shotgun. “É mais uma honra receber a Medalha Santos Dumont hoje. Só veio coroar um fim de semana memorável”, destacou o militar.

Na capital federal, 184 homenageados participaram de solenidade na Base Aérea de Brasília (BABR). A cerimônia presidida pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Juniti Saito, contou com a presença da Secretária Executiva do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, Eva Maria Chiavon, entre outras autoridades civis e militares brasileiras e estrangeiras.

“Ao reverenciarmos o maior inventor do nosso país, estamos enaltecendo os ideais de liberdade, paz e democracia, valores que permeiam a alma dos integrantes da nossa instituição mO Suboficial Brum, Campeão do Tiro, também recebeu a medalha  Ten Enilton Kirchhof/Agência Força Aéreailitar”, ressaltou o Tenente-Brigadeiro do Ar Juniti Saito. O Comandante da Aeronáutica ainda destacou a influência e as realizações de Santos Dumont na efetivação dos projetos da Força Aérea Brasileira nos últimos anos, particularmente a escolha da aeronave Gripen, vencedora do processo de seleção do novo caça, e a assinatura do contrato de fornecimento de 28 aeronaves de transporte militar KC-390 à Aeronáutica. “Sentimo-nos orgulhosos por duas grandiosas vitórias no fortalecimento do poder aeroespacial nacional. Estejamos certos de que esses dois emblemáticos projetos alavancarão todos os setores produtivos ligados à aviação no Brasil”, finalizou.

Daniela Simonini Teixeira, Gerente de Relações Institucionais da Embraer, foi uma das homenageadas durante a cerimônia e destacou a importância do fortalecimento do relacionamento entre as instituições.“Receber essa Medalha é uma honra. Sinto o reconhecimento do trabalho realizado por todos esses anos, de nossa dedicação para a área aeroespacial. Vejo a Embraer e a FAB como irmãs e esse sentimento deve ser cultivado, valorizado para o desenvolvimento de parcerias cada vez mais sólidas e produtivas”, lembrou Daniela.

Medalha Santos Dumont

A Medalha Mérito Santos Dumont foi criada em 5 de setembro de 1956 em homenagem ao visionário Alberto Santos Dumont, durante as comemorações do cinqüentenário do voo do 14-Bis. Idealizador, projetista e construtor de diversas máquinas, o brasileiro entrou mesmo para a história em 1906 ao decolar, no Campo de Bagatelle, em Paris, de forma bem sucedida e com auto-propulsão, ou seja, sem ajuda externa, o mais pesado do que o ar. O avião fazia ali sua primeira exibição pública.

A cerimônia em Brasília contou com desfile de tropa e passagem do caça F-5. O Patrono da Aeronáutica ainda recebeu o hasteamento da insígnia e a execução do toque de Marechal do Ar, o posto mais alto da Força Aérea.