SEGURANÇA DE VOO

Evento reúne comunidade aeronáutica de Londrina para reduzir acidentes

Publicada em: 04/07/2014 11:25
Imprimir
Fonte: SERIPA V

Cerca de 250 pilotos, mecânicevento em Londrina  os e comissários da aviação civil participaram da Jornada de Segurança de Voo realizada em Londrina (PR) nos dias 5 e 6 de junho. O objetivo da iniciativa do Aeroclube de Londrina em parceria com o Quinto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA V) foi conscientizar a comunidade aeronáutica para a redução de acidentes através de ações educativas.

A Jornada desenvolvida com base nas atividades do programa de prevenção do SERIPA V contou com palestras sobre atividades normativas aos alunos e instrutores dos cursos teóricos e práticos do aeroclube. Em um segundo momento, o debate de segurança de voo teve a participação de alunos do curso de Ciências Aeronáuticas da Universidade do Norte do Paraná (UNOPAR).

Segurança de voo - Segundo o Presidente do Aeroclube de Londrina, Antonio Francisco Magnani, o evento superou as expectativas e despertou o interesse de profissionais da atividade aérea. “Estabelecemos uma parceria de alto nível com o SERIPA V que trouxe temas de referência na área da aviação e agregou valores aos nossos cursos", destacou o presidente. Ele também ressaltou a atualização da legislação SIPAER (Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) e a qualidade do material de apoio oferecido pelo Serviço Regional.

Durante a jornada foram debatidos ainda os seguintes temas: ferramentas da prevenção aplicadas à aviação de instrução e à manutenção de aeronaves, procedimentos relacionados ao voo, filosofia do Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos e orientações sobre a notificação de ocorrências aeronáuticas.
Os casos de acidentes reais ocorridos na aviação de instrução foram destaque no evento.

“O objetivo é transmitir
um pouco de nossa experiência e chamar a atenção para a importância de fazer prevenção na atividade aérea. Palestras e orientações servem de alerta para aumentar a percepção dos operadores dessa região de intenso tráfego aéreo tanto da aviação de instrução, como da aviação geral e da agrícola”, afirmou o chefe do SERIPA V, Tenente-Coronel Aviador Carlos Emmanuel de Queiroz Barboza.

Aeroclube – O Aeroclube de Londrina, que opera mais de sete mil horas de voo de instrução por ano, forma cerca de 200 profissionais, desses 120 pilotos privados. Atualment
Aeronave Embraer 711 S utilizada pelo Aeroclube   e, a entidade possui uma estrutura compatível com os centros de formação de aeronautas, conforme padrões exigidos pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). Possui atuação nacional e conta com alunos de vários estados brasileiros, tais como Mato Grosso, Rondônia e Amazonas e outros. O Aeroclube tem 74 anos e foi fundado seis anos após a criação da cidade-sede.

SERIPA V - Órgão vinculado ao Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), com atuação nos estados do Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina. Sua sede fica localizada na cidade de Canoas (RS).