SEGURANÇA

Esquadrão Carajá inicia capacitação sobre primeiros socorros

Publicada em: 27/06/2014 11:14
Imprimir
Fonte: 4º ETA

Instrução prática de Reanimação Cardio Pulmonar  Ten Eric/4º ETAO 4º Esquadrão de Transporte Aéreo (4º ETA), sediado em São Paulo, também conhecido como Esquadrão Carajá, iniciou na quarta-feira (25/06) um grupo de instruções teóricas e práticas com o objetivo de capacitar o efetivo a prestar primeiros socorros em situações de emergência. A iniciativa, que se estende ainda pelas próximas duas semanas, contou com práticas sobre a utilização do desfibrilador elétrico automatizado e reanimação cardio pulmonar.

No primeiro dia de exposições, o Tenente Ricardo Adriano Novak, Mestre de Salto Livre operacional em Busca e Salvamento, apresentou experiências reais em que os conhecimentos de socorrista foram essenciais para salvar vidas.

Em seguida, o Tenente Médico Ricardo Galesso Cardoso, idealizador da capacitação e cirurgião geral e médico do Grupo de Resgate e Atenção às Urgências e Emergências (GRAU), que atua junto ao Corpo de Bombeiros de São Paulo e com o Águia (Radiopatrulha Aérea), iniciou as lições sobre suporte básico de vida e utilização do desfibrilador elétrico automatizado (DEA), com ênfase na prestação de socorro a uma vítima que sofra uma parada cardiorrespiratória. Os próximos assuntos a serem abordados referem-se a emergências clínicas e atendimento pré-hospitalar ao traumatizado.

imagens/original/21711/img_20140625_115505399.jpg