CCOPAB

Militares finalizam estágio preparatório para missões de paz da ONU

O estágio contou com a participação de 24 alunos, dos quais, quatro são militares da FAB
Publicada em: 05/06/2014 16:43
Imprimir
Fonte: CCOPAB

O Estágio de Preparação para  Missões de Paz (EPMP) foi finalizado na última sexta-feira (30/05) com uma cerimônia de entrega de certificados aos 24 alunos participantes. Com duração de dez semanas, o curso tem o objetivo de preparar militares para que possam exercer as funções de Observadores Militares, Oficiais de Estado-Maior e Policiais das Nações Unidas. Realizado no Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB) e no Campo de Instruções de Gericinó, no Rio de Janeiro, o curso foi inteiramente ministrado em inglês, já que o domínio do idioma é requisito fundamental para quem participa das missões individuais das Nações Unidas.

Para o Major da Força Aérea Brasileira (FAB) Marcos Afonso de Carvalho Quintella, designado para a missão no Sudão do Sul, participar do EPMP é fundamental. “O curso é um divisor de águas. Quase tudo que aplicamos em campo, durante a missão, é visto nos exercícios que realizamos”, afirmou.

O Major da Polícia Militar do Estado do Rio Grande do Sul, Átila Mesadri Pezzetta, também está designado para a Missão das Nações Unidas no Sudão do Sul (UNMISS – da sigla em inglês: United Nations Mission in South Sudan) e esta será sua segunda participação em missão de paz, pois esteve
em 2012 a serviço da ONU no Timor Leste.  Na primeira missão, o Major Átila não frequentou o EPMP e acha que, caso o tivesse feito, teria desempenhado a missão com muito mais facilidade. “O nível do estágio é altíssimo. Certamente, recomendarei aos companheiros indicados para outras missões que realizem o estágio no CCOPAB. Considero o preparo dos nossos militares entre os melhores do mundo”, afirmou o Major.
 
EPMP - O EPMP foi concluído com aproveitamento por treze militares do Exército, quatro da Marinha, quatro da Força Aérea e três policiais militares de diferentes Estados, que agora aguardam para seguir para as missões que estão designados.