ESPORTE

Atletas da FAB são destaque em campeonato de Pentatlo Aeronáutico realizado na Noruega

Militares garantiram as primeiras colocações do evento e se preparam agora para o Mundial que acontece em outubro
Publicada em: 04/06/2014 15:31
Imprimir
Fonte: AFA

  Arquivo dos atletasA equipe de Pentatlo Aeronáutico Militar do Brasil, formada por oficiais e cadetes da Força Aérea Brasileira (FAB), conquistou o 1° lugar do grupo masculino e a 2° colocação na categoria feminina no 41° Campeonato Aberto Nórdico de Pentatlo Aeronáutico, realizado entre os dias 19 e 23 de maio, na cidade de Trondheim, Noruega.

Ocupando as primeiras posições desde o início da competição, o Major Aviador Eduardo Utzig Silva, do efetivo da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais da Aeronáutica (EAOAR), conquistou o campeonato individual geral, além de ter ficado em 1° lugar na prova de Tiro e na prova de Esgrima. Já a Tenente Intendente Mellina dos Santos Barbosa Cabral Silva, do efetivo do Centro de Instrução Especializada da Aeronáutica (CIEAR), garantiu a primeira colocação da prova de Basquete.

Outros militares também conquistaram resultados expressivos, como o Tenente Aviador Joel Eloi Belo Júnior (Esquadrão Phoenix), que terminou a prova de corrida de orientação na quarta posição, o Tenente Aviador Eduardo Augusto Montenegro Duque (AFA), que ficou com o vice-campeonato da prova de natação, e o Cadete Aviador Ariel José Pimentel Kaczmark (AFA), que garantiu a segunda posição na prova de pista de obstáculos. Na competição feminina a Aspirante Intendente Mayara Soares da Silva, do efetivo do Depósito Central de Intendência (DCI), sagrou-se vice-campeã da prova de basquete e a Cadete Intendente Amanda Priscila de Moura Vilas Boas (AFA) ficou com o terceiro lugar na prova de natação.

Sobre a competição - O Campeonato Aberto Nórdico de Pentatlo Aeronáutico é realizado anualmente na Escandinávia. Nessa edição contou com a pre  Arquivo dos atletassença dos países anfitriões - Noruega, Suécia e Finlândia - além de países convidados, como República Tcheca, Lituânia e Brasil. O Campeonato serviu como preparação para a equipe brasileira que representará o país no Campeonato Mundial de Pentatlo Aeronáutico Militar do Conselho Internacional do Esporte Militar (CISM), que ocorrerá em outubro na Academia da Força Aérea, em Pirassununga.

Pentatlo Aeronáutico - O Pentatlo Aeronáutico é composto por uma prova aérea, não realizada no evento da Noruega, e pelas modalidades esportivas de Tiro, Natação, Esgrima, Basquete e Escape, composta por pista de obstáculos e corrida de orientação.