COPA 2014

Efetivo do Batalhão de Infantaria Pitimbu recebe instrução para a segurança do Mundial

Palestra faz parte da campanha coordenada pelo Centro de Defesa de Área em Natal e pretende otimizar a percepção e identificação de atitudes suspeitas durante a Copa do Mundo
Publicada em: 30/05/2014 15:42
Imprimir
Fonte: BANT

Efetivo do BINFA-22 recebe instrução para a segurança da Copa 2014  Soldado Abreu/BANTO Batalhão de Infantaria Pitimbu (BINFA-22), unidade da Base Aérea de Natal (BANT), participou de palestra sobre percepção de ameaças. A instrução, realizada na última quarta-feira (28/05), faz parte da campanha coordenada pelo Centro de Defesa de Área em Natal (CDA-Natal) para otimizar a percepção e identificação de atitudes suspeitas durante os eventos da Copa do Mundo FIFA 2014, de modo a prevenir ameaças.

A campanha tem caráter preventivo e visa preparar pessoas e organizações identificadas como possíveis agentes de inteligência, em colaboração com as Forças Armadas, durante o Mundial. “Nós não conseguimos entrar em cada quarto de hotel, mas a camareira do hotel consegue. Se ela identifica algo estranho em algum quarto e nos avisa, ela se torna um importante contato para a segurança durante o evento”, exemplificou o palestrante, Sargento Maxwell, do Exército Brasileiro, demonstrando como qualquer pessoa pode contribuir para a manutenção da ordem e da segurança.

Segundo a Major Maria Elizabeth Medeiros, do Esquadrão de Saúde da BANT e coordenadora da Célula de Operações de Apoio à Informação do CDA-Natal, cerca de 1.350 pessoas já assistiram a essa palestra, durante sua primeira fase, quando foi ministrada para públicos considerados formadores de opinião, como Correios, shoppings e Infraero. Agora, em sua segunda fase, o alvo são as tropas das Forças Armadas, começando pelo Batalhão de Infantaria de Aeronáutica.

A campanha tem dado retornos positivos. Percebendo a importância de disseminar essas informações, um grupo de alunos do curso de publicidade de uma faculdade da capital potiguar, criou folders informativos, que estão sendo distribuídos para diversas organizações, funcionários e clientes, além da fan page “Você faz parte!” no Facebook, que divulga aos cidadãos dicas de percepção e bons hábitos de segurança durante a Copa 2014.