SAÚDE

(Vídeo) Hospital de Força Aérea de Brasília oferece qualidade de vida para idosos

A Unidade de Geriatria e Gerontologia do HFAB atende cerca de 400 idosos
Publicada em: 26/05/2014 09:45
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea

  Sgt Jonhson/Agência Força AéreaCom o intuito de proporcionar bem estar e saúde para quem já passou dos 60, a Unidade de Geriatria e Gerontologia (UGG), do Hospital de Força Aérea de Brasília (HFAB), oferece a militares e seus dependentes atendimento ambulatorial e programação diária. Pilates, hidroginástica, artesanato, música são algumas das atividades que fazem parte da rotina de mais de 400 idosos inscritos nas atividades.

“Esse trabalho é uma oportunidade que nós, que estamos atingindo a terceira idade, temos de nos relacionar, reviver os bons tempos de nossa juventude. Além de fazer bem a nossa saúde”, afirma Luiz de Gonzaga Guimarães, frequentador da UGG. Para participar das atividades, o beneficiário deve se inscrever e passar por uma avaliação médica que indicará as melhores práticas de acordo com as potencialidaOs beneficiários recebem atendimento ambulatorial  Sgt Jonhson/Agência Força Aéreades e limitações de cada paciente.

Uma equipe interdisciplinar oferece atendimentos ambulatoriais em geriatria, neurologia, nutrição, odontologia, dermatologia, psicologia, serviço social, enfermagem, terapia ocupacional e fisioterapia. “Com esse trabalho conjunto, a gente mantém a qualidade de vida dos pacientes. É muito gratificante ver que eles despertam para coisas adormecidas, criam alma nova”, revela Lívia de Macedo Pereira, enfermeira da UGG.

As atividades acontecem de segunda a sexta-feira. Na programação, os beneficiários contam com grupos de convivência que oferecem atendimento psicológico, cursos, e atividades integradoras. Um dos destaques é a oficina de artesanato Tecendo Saúde. “Aqui a gente faz de tudo um pouco, pano de prato, sacola para presente, bordados. É uma distração, além de fazer bem a nossa saúde e sem contar na equipe de excelência que nos atende”, conta Ely Mariz Ribeiro.

O prédio da Unidade possui 1.156m² de área construída, composta por cinco consultórios, três salas de atividades lúdicas, um salão multiuso e uma piscina aquecida. Assista ao vídeo abaixo e conheça um pouco mais sobre a UGG.