INTERCÂMBIO

Pilotos dos EUA voam com Esquadrão Falcão

Os pilotos participaram de avaliação nos cinco únicos países do mundo que têm escola de formação de ensaio em voo
Publicada em: 19/05/2014 16:10
Imprimir
Fonte: 1º/8º GAV, IPEV

Pilotos de ensaios em voo dosPilotos Norte Americano e do 1º/8º GAV   Ten Takeo EUA realizaram, no período de 12 a 16 de maio, voos com o helicóptero H-36 Caracal do Esquadrão Falcão (1º/8º GAV), sediado em Belém (PA). Os pilotos foram acompanhados por instrutores do 1º/8º GAV e por um aviador e um engenheiro do Instituto de Pesquisas e Ensaios Em Voo (IPEV).

Os pilotos norte americanos são alunos da United States Naval Test Pilot School (USNTPS), e esse intercâmbio faz parte da avaliação final do curso. “Nessa fase, a turma é dividida em grupos para a realização de intercâmbio nos cinco únicos países no mundo que possuem escola de formação de ensaios em voo (EUA, Inglaterra, França, Índia e Brasil). Os voos consistem em levar o helicóptero até o limite de seu desempenho para a avaliação da qualidade de pilotagem e sistemas adequados às missões CSAR em equipamentos que eles não estão acostumados a operar. Posteriormente, os dados coletados são analisados e reportados em relatórios de ensaio e apresentados para os instrutores da USNTPS, que atribuirão grau (nota) aos trabalhos dos alunos”, explica o Capitão Aviador Fernando Lucas Soares Corrêa, piloto do IPEV.

O Tenente-Coronel Benjamin Williamson Jamin, militar da Marinha dos EUA e instrutor da USNTPS, acompanhou os trabalhos dos alunos no Esquadrão Falcão e ressaltou a importância da fase final do curso. “Enxergamos esse intercâmbio como uma oportunidade de estreitar os laços de amizade e cooperação entre os países envolvidos. Os alunos estavam ansiosos pela oportunidade de voar uma aeronave com este tipo de automação. É uma aeronave mágica”, conclui.