SOCIAL

Base Aérea de Boa Vista leva atendimento médico a aldeia indígena de Roraima

Comunidade da etnia Ingaricó, com população de aproximadamente 100 pessoas, ocupa região estratégica para o Brasil
Publicada em: 16/05/2014 16:30
Imprimir
Fonte: BABV

Localização isolada da aldeia só permite acesso pelo Caravan C-98 da BABV  BABV A Base Aérea de Boa Vista (BABV) realizou uma Ação Cívico-Social (ACISO) com o objetivo de prestar atendimentos médicos e odontológicos a uma pequena comunidade da etnia Ingaricó, localizada em Caramambatai, próxima ao Monte Roraima.

Com uma população de aproximadamente 100 pessoas, o foco dos atendimentos sanitários foram mulheres e crianças. “Foi uma experiência diferenciada, um choque de realidade, estar no meio da mata, prestando atendimento com as ferramentas que foram possíveis transportar e com o meu conhecimento médico apenas, mas, ao mesmo tempo, extremamente gratificante por sentir a sensação de dever cumprido ao ver o sorriso estampado no rosto de cada pessoa”, comenta o Aspirante Médico Messias Nonato Souza.

A missão, que aconteceu no dia 10 de maio, só foi possível devido à utilização da aeronave Caravan C-98 da BABV. O vetor é a única forma de se chegar até o local, em virtude da ausência de estradas, rios navegáveis e a localização isolada da aldeia.

A região da aldeia é ainda estratégica para o Brasil, pois fica próxima à Tríplice Fronteira (Brasil, Guiana e Venezuela), o que demonstra a importância do Estado Brasileiro chegar ao local. Essa é a última comunidade da etnia Ingaricó que ainda fala o português, uma vez que a tribo vizinha, há aproximadamente 12 km, já fala o castelhano, por ocupar território venezuelano.BABV leva atendimento médico a Aldeia Indígena de Roraima  BABV

“Ter a possibilidade de realizar uma missão como essa é muito importante, pois sabemos que é a única forma dessa população indígena, brasileira, receber o acesso à saúde. E me sinto honrado por fazer parte dessa grande ação, que só é possível graças à atuação da Aeronáutica”, afirma o Primeiro Tenente Aviador Raphael Hassin Kersul, um dos pilotos da aeronave Caravan C-98.