ANIVERSÁRIO

Grupo Especial de Inspeção em Voo celebra 41 anos de atuação em todo Brasil

Unidade vive o aumento do volume do tráfego aéreo e a expectativa da implantação do SIRIUS e de grandes eventos, como a Copa do Mundo
Publicada em: 14/05/2014 09:33
Imprimir
Fonte: DECEA

O Grupo Especial de Inspe  Luiz Eduardo Perezção em Voo (GEIV) comemorou na última sexta-feira (09/05) seu aniversário de 41 anos. A cerimônia militar foi presidida pelo Diretor-Geral do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), Tenente-Brigadeiro do Ar Rafael Rodrigues Filho. Nesses 41 anos de atividade, o GEIV teve à disposição equipamentos modernos e capazes de cumprir sua missão. Além disso, o aumento do volume de tráfego aéreo em todo o espaço aéreo nacional vem impulsionando a evolução da atividade de inspeção em voo.

Durante a cerimônia, foram homenageados os ex-comandantes do GEIV. Em seguida, o Suboficial Básico em Mecânica de Aeronaves Alexandre Gomes da Silva e o Cabo Jair Gregório Reis (da mesma especialidade) receberam do Diretor-Geral do DECEA os prêmios de graduado e praça padrão de 2013, respectivamente. A medalha Mérito Operacional Brigadeiro Nero Moura foi entregue pelo Tenente-Brigadeiro Rodrigues Filho ao Tenente-Coronel Aviador Eduardo Miguel Soares, comandante do GEIV.

Em seu discurso, o Tenente-Coronel Miguel citou as atuais ações do GEIV, como a recente assinatura do contrato do Comando da Aeronáutica e a Embraer, que beneficia a Unidade com as modernas aeronaves Legacy 500, proporcionando um salto na qualidade e nas possibilidades da inspeção em voo no Brasil.

Novos desafios apresentam-se consta
ntemente, o que leva o GEIV a buscar novas tecnologias e a desenvolver novos procedimentos e critérios operacionais, atendendo assim a crescente demanda dos   Luiz Eduardo Perezusuários do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro, o SISCEAB. Tanto é que, para a Copa do Mundo de 2014, o GEIV modificou sua dinâmica no planejamento das missões especiais e disponibilizou auxílios para garantir a operacionalidade dos centros de operações militares durante o evento.
 
“Face à implantação do Projeto Sirius, o GEIV, com seus novos vetores, será de fundamental importância para a verificação e a consolidação dos novos padrões de navegação associados aos conceitos adotados pelo DECEA”, finalizou o Tenente-Coronel Miguel, parabenizando todos os integrantes do GEIV pelo aniversário.

Conheça mais sobre o SIRIUS e o trabalho desenvolvido pelo GEIV: