COPA 2014

FAB prepara estrutura de Tecnologia da Informação em Centro de Defesa de Curitiba

Estrutura contribuirá na coordenação dos eixos de defesa, agilizando a tomada de decisões por parte das Forças Armadas e dos demais Órgãos de Segurança
Publicada em: 12/05/2014 17:20
Imprimir
Fonte: CCA-RJ

Militares preparam estrutura de TI para Copa  CINDACTA IIFaltando um mês para o início da Copa do Mundo no Brasil, o Centro de Coordenação de Defesa de Área (CCDA) de Curitiba, no Paraná, já opera com toda a infraestrutura física e lógica de Tecnologia da Informação. No Centro, são planejadas as atividades de defesa para o evento, articuladas entre as Forças Armadas e os Órgãos de Segurança Pública.

A logística de montagem foi coordenada pela Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) e executada pela equipe do Centro de Computação da Aeronáutica do Rio de Janeiro (CCA-RJ), em parceria com profissionais dos Centros de Brasília (CCA-BR) e São José dos Campos (CCA-SJ). "Há mais de uma década, o CCA-RJ participa de exercícios militares nos quais a FAB está presente. Nosso apoio ao CCDA-Curitiba contribuirá na coordenação dos eixos de defesa, agilizando a tomada de decisões por parte das Forças Armadas e dos demais Órgãos de Segurança”, ressalta o Tenente Engenheiro Allan Machado da Silva, oficial do CCA-RJ que participou da missão em Curitiba.

Técnicos e analistas se mobilizaram, entre os meses de fevereiro e abril, na preparação da infraestrutura física e lógica de rede. Na parte física, foram disponibilizados e configurados nove switches, quatro servidores e 30 estações de trabalho, além da utilização de conversores multimídia. No tocante à estrutura lógica de TI, foram disponibilizados serviços responsáveis pela autenticação de usuários em rede e atualizações do sistema operacional (WSUS), servidor de impressão, servidor de arquivos (mapeamento e permissionamento de pastas de acordo com o perfil funcional dos usuários), correio eletrônico, backup, entre outros.

O CCDA-Curitiba é o único centro do país sob coordenação da FAB. Durante a competição, a capital paranaense terá quatro jogos, além de servir de base de treinamento para a Seleção da Espanha. No total, doze CCDA atenderão o evento, ativados em cada cidade-sede da Copa.