FUMAÇA

Acrobacia Aérea é tema de curso da Esquadrilha da Fumaça

Publicada em: 08/05/2014 11:24
Imprimir
Fonte: EDA

Com o objetivo de aprofundar assuntoTen-Cel Gobett finalizou o curso  Ten Cocates sobre demonstração aérea, o grupo de pilotos da Esquadrilha da Fumaça participou do Curso Teórico de Acrobacia Aérea nos dias 29 e 30 de abril. O evento foi realizado no auditório do Esquadrão, sediado na Academia da Força Aérea, em Pirassununga (SP).

O Comandante da Fumaça, Tenente-Coronel Marcelo Gobett Cardoso, ressaltou a finalidade do evento. “O curso pretende elevar o nível de conhecimento teórico sobre acrobacias, aprimorando a formação do piloto operacional em demonstração aérea. Com as aulas, as informações constituirão um firme embasamento teórico que irá facilitar o aprendizado prático. Dessa forma, os ensinamentos transmitidos diretamente de instrutor para aluno irão proporcionar uma maior segurança operacional de voo”, afirmou.

O curso teve como público-alvo três novos pilotos da Fumaça que ainda darão início aos treinamentos em acrobacias aéreas, além de toda a equipe de Oficiais do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA). O corpo docente foi composto por sete instrutores, sendo quatro deles Oficiais da Fumaça. Entre eles, três pilotos e um médico, que abordou o tema “Fisiologia aplicada ao voo acrobático”.

PALESTRAS

Dois representantes do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), em São José dos Campos (SP), também ministraram palestras sobre o tema. Um deles, o piloto de Ensaios em Voo, Tenente-Coronel Ricardo de Lima e Souza (ex-integrante da Fumaça); abordou o tema “Desempenho em curva e limites da aeronave A-29”, nivelando assim conhecimentos sobre as capacidades do avião. Atualmente, ele auxilia a formação do novo piloto número 5 da Esquadrilha. 

Outro convidado do DCTA foi o Major Engenheiro Fábio Almeida, do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE). Durante a palestra, o Oficial falou sobre “Mecânica de Voo Aplicada ao Voo de Acrobacia”.

Vários outros temas foram abordados durante o curso, como “Conceitos Básicos sobre Demonstração Aérea”, “Fundamentos do Voo à Baixa Altura” e
Equipe de alunos e docentes do curso  Ten Cocate “Introdução à Aviação de Pequeno Porte e Show Aéreo”. Este último foi apresentado pelo Comandante da Esquadrilha, Tenente-Coronel Gobett, que concluiu o curso abordando diversos conhecimentos sobre aviação geral de acrobacias, tanto no âmbito nacional quanto internacional.

Ele agradeceu a colaboração de todos. “Estou muito satisfeito com o resultado das aulas. Sempre pensei que seria interessante sistematizar a base teórica por meio de um curso para que os pilotos pudessem obter uma preparação igualitária, de forma a tornar o conhecimento mais completo e geral antes de partir para treinamentos práticos de acrobacias aéreas da Esquadrilha da Fumaça”, concluiu.