CAPACITAÇÃO

Militares e civis fazem curso de bombeiro aeronáutico

O objetivo é capacitar os participantes no emprego de ações de combate a incêndio e procedimentos de primeiros socorros em áreas de pistas de pousos e decolagens de aeronaves
Publicada em: 06/05/2014 14:13
Imprimir
Fonte: CLA

Curso Básico de Bombeiro de Aeronáutica no CLA  2º Ten Huxley/ CLAO Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) realiza, até o próximo dia 30, o Curso Básico de Bombeiros de Aeronáutica (CBBA). Estão participando 45 alunos, entre civis e militares do Comando da Aeronáutica, Corpo de Bombeiros Militar do Mato Grosso, além de servidores civis de aeródromos dos estados do Pará e Piauí. O objetivo é capacitar os participantes no emprego de ações de combate a incêndio e procedimentos de primeiros socorros em áreas de pistas de pousos e decolagens de aeronaves.
 
Durante quatro semanas, os alunos passarão por instruções relacionadas à Proteção e Segurança de Aeródromo, Conhecimentos Básicos de Aeronaves, Tática de Salvamento e Combate a Incêndio em Aeronaves, Movimentação e Transporte de Vítima, Operação de Carro de Combate a Incêndio, Combate a Fogo com Extintores, entre outras.
 
Na abertura do curso nesta segunda-feira (5/5), o Coronel César Demétrio Santos, Diretor do CLA, deu as boas vindas aos participantes e realizou uma explanação sobre a importância estratégica do Centro. Em seguida, o Coronel Claudio Olany Alencar de Oliveira, Vice-Diretor do CLA, apresentou informações sobre a atividade espacial no país, panorama histórico do Programa Espacial Brasileiro, infraestrutura atualmente disponível no CLA, últimas modernizações implementadas, operações de lançamento realizadas e operações futuras.
 
O Curso Básico de Bombeiro de Aeronáutica (CBBA) é realizado pelo Instituto de Logística de Aeronáutica (ILA) em um total de 160 horas-aula. Ao término do curso, os profissionais estarão capacitados para prevenção, salvamento e combate a incêndio em aeronaves como bombeiros aeronáuticos.