CURSO

Oficiais-Alunos realizam viagem de estudos a organizações militares de todo Brasil

Curso de Comando e Estado-Maior da Aeronáutica forja os futuros líderes da Força Aérea
Publicada em: 09/05/2014 14:56
Imprimir
Fonte: ECEMAR

Visita ao COMGAR  Oficial-AlunoOficiais-Alunos do Curso de Comando e Estado-Maior da Aeronáutica (CCEM) da Escola de Comando e Estado-Maior da Aeronáutica (ECEMAR) realizaram, no período de 6 a 11 de abril, viagem de estudos a organizações militares da Aeronáutica sediadas na Regiões Centro e Norte do País. Ao todo, foram 115 Oficiais-Alunos e dez militares do efetivo da Escola.

A Viagem de Estudos faz parte da instrução prevista no Plano de Unidades Didáticas (PUD 2014) e teve como objetivo melhor apresentar aos alunos a participação das Organizações visitadas no Planejamento do Preparo e Emprego da Força Aérea. “As Viagens de Estudos são de grande relevância, porquanto, permitem que os futuros líderes da FAB vivenciem as realidades de diversas unidades e regiões do Brasil e compreendam a importância da Força Aérea para a integração e o contínuo desenvolvimento do País e para a manutenção da soberania no espaço aéreo brasileiro com vistas à defesa da Pátria”, ressaltou o Comandante da ECEMAR, Brigadeiro do Ar Maximo Ballatore Holland, que chefiou a Comitiva.

Na Capital Federal, a Comitiva, além de participar de Almoço oferecido pelo Comandante da Aeronáutica, com a presença do Alto-Comando da Aeronáutica, com sua Assessora Jurídica e de Membros do Superior Tribunal Militar. Contou também com atividades operacionais desenvolvidas pelo Sexto Comando Aéreo Regional (VI COMAR), Comando-Geral de Operações Aéreas (COMGAR), Comando de Defesa Aeroespacial Brasileiro (COMDABRA) e Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA I).

Em Anápolis, um dos berços da Defesa Aérea Brasileira, após as apresentações do Comandante da Base Aérea e dos Comandantes do Esquadrão Guardião (2º/6º GAV) e do Primeiro Grupo de Defesa Aérea (1º GDA), foram visitadas as instalações das Unidades Aéreas, bem como o moderno Laboratório de Calibragem para o Radar de Abertura Sintética, onde são aferidos os radares empregados nas aeronaves do Esquadrão Guardião.

Já em Manaus, ao longo das apresentações dos integrantes do Sistema de Proteção da Amazônia (SIPAM) e da palestra e visita ao CINDACTA IV, a Comitiva teve a oportunidade de conhecer as particularidades e desafios do Controle de Tráfego Aéreo e o Sistema de Proteção e Vigilância Aérea da Região Norte. Ainda em Manaus, os Oficiais-Alunos assistiram a palestras do Comandante do VII COMAR e da Base Aérea, quando foi possível conhecer os atuais planos, projetos e desafios das Organizações Militares. Por fim, visitaram uma exposição estática do Esquadrão Arara (1º/9º GAV), Esquadrão Cobra (7º ETA) e Esquadrão Harpia (7º/8º GAV) e puderam observar o avançado Simulador de Voo do C-105 e o Simulador do Primeiro Grupo de Artilharia Antiaérea de Autodefesa (1º GAAAD).