OPERACIONAL

Esquadrões Pelicano e Harpia participam de exercício internacional

O Exercício Cooperación III acontece no Peru e reúne 10 países no treinamento para casos de calamidades públicas e desastres naturais
Publicada em: 23/04/2014 15:09
Imprimir
Fonte: 2°/10° GAV

10 países participam do treinamento no Peru  Esquadrão PelicanoO Esquadrão Pelicano (2°/10° GAV) e o Esquadrão Hárpia (7º/8° GAV) participam do Exercício Internacional Cooperación III, que acontece no Peru entre os dias 23 de abril e 01 de Maio. Organizado pelo Sistema de Cooperação das Forças Aéreas Americanas (SICOFAA), o exercício reúne dez países integrantes do SICOFAA com a finalidade de integrar as coordenações de Comando e Controle no apoio a calamidades públicas e assistência a desastres naturais.

Essa terceira edição simulará um terremoto no país, desencadeando várias missões aéreas e terrestres de forma conjunta entre as Forças envolvidas. O Brasil participa do treinamento com uma aeronave SC-105 do Esquadrão Pelicano, e um H-60, helicóptero do Esquadrão Harpia.

O Esquadrão Pelicano leva 14 militares para o Exercício e deve agir em missões de Transporte Aerologístico e Evacuação Aeromédica. Para isso, a aeronave está equipada com 18 macas padrão OTAM, equipamentos médicos e pallets para mantimentos e equipamentos de apoio.