ESPORTE

FAB incorpora primeira turma de sargentos atletas

Os atletas vão representar a instituição em campeonatos nacionais e internacionais
Publicada em: 22/04/2014 14:03
Imprimir
Fonte: CDA

Os atletas de alto rendimento prestam juramento  Sargento Xavier / CDAA Força Aérea Brasileira (FAB) realizou na quinta-feira (17/04) na Comissão de Desportos da Aeronáutica (CDA), no Rio de Janeiro, a incorporação de 149 novos sargentos atletas que vão representar a instituição em competições desportivas nacionais e internacionais. A cerimônia foi presidida pelo Major-Brigadeiro Paulo João Cury, Presidente da CDA, e contou com a participação do Brigadeiro Máximo Ballatore Holland, Comandante da Escola de Comando e Estado-Maior da Aeronáutica (ECEMAR), e do Coronel Márcio Ronaldo Rocha, Vice-presidente da CDA.

Os militares passaram por um Estágio de Adaptação de Praças (EAP) durante duas semanas na Base Aérea dos Afonsos (BAAF), no Rio de Janeiro. “Esses atletas têm agora uma nova motivação e certamente servirão como referência positiva para os que hoje iniciam nas modalidades”, afirma o Coronel Rocha.

Eles agora integram o Quadro de Sargentos Convocados (QSCon) e terão à disposição infraestrutura de treinamento, preparo físico, nutricionista, fisioterapia e atendimento médico. Os atletas devem permanecer nas cidades e clubes onde atuam e serão convocados para disputar campeonatos militares nacionais e internacionais, como é o caso dos Jogos Mundiais Militares de 2015, que serão disputados na Coréia do Sul e os jogos olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro. “Com treinamento e dedicação, com certeza, esses atletas têm a capacidade de conquistar medalhas representando a FAB nos diversos campeonatos em que participarem”, diz o medalhista de bronze nos Jogos Olímpicos de Moscou de 1980 no revezamento 4 x 200 livres, Cyro Delgado.

Entre os novos sargentos estão o bicampeão da Maratona de Nova Iorque, Marilson Gomes dos Santos; a primeira colocada no ranking nacional de tiro com arco, Sarah Nikitin; o campeão por equipe mista em triatlo nos jogos Sulamericanos, Diogo Sclebin; e o atleta da Seleção Brasileira de Ciclismo, Armando Camargo. “É uma honra para todos nós poder agora representar a Força Aérea Brasileira”, ressalta o ciclista.

Durante a cerimônia de incorporação, os novos sargentos realizaram o compromisso à Bandeira Nacional, receberam o Os atletas agora vão representar a FAB em campeonatos nacionais e internacionais  Sargento Xavier / CDADistintivo de Organização Militar da CDA e entoaram o Grito de Guerra da Turma Espartacus/1ª 2014.

Seleção

As modalidades desta seleção foram escolhidas em um acordo entre o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e a Confederação de Desporto Militar Brasileira (CDMB). À FAB coube o suporte em atletismo, badminton, basquetebol, ciclismo, handebol, orientação, tiro com arco, triatlo e vôlei de praia.

Para participar, o candidato deveria ter idade entre 19 e 45 anos, o ensino médio completo e estar relacionado no ranking nacional ou estadual em 2012 ou 2013. O processo contou ainda com avaliação de currículo e exames de saúde.

Os atletas ficarão incorporados durante o período de um ano e poderão ter o tempo de serviço prorrogado, anualmente, por até nove anos.

imagens/original/20935/img_4027.jpg