COMANDO

Primeira Força Aérea realiza cerimônia de Passagem de Comando

Publicada em: 22/04/2014 11:23
Imprimir
Fonte: BANT

A Primeira Força Aérea (I FAEPassagem de Comando da I FAE  S2 Canário), unidade responsável pela formação operacional dos aviadores recém-saídos da Academia da Força Aérea (AFA), realizou na última quinta-feira (17/04) a passagem de comando da organização. Na ocasião, o Major-Brigadeiro do Ar Paulo Borba transmitiu o cargo ao Brigadeiro do Ar Hudson Costa Potiguara. A cerimônia realizada na Base Aérea de Natal foi presidida pelo Comandante Geral de Operações Aéreas, Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato.

Também participaram do evento, a governadora do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini; o Comandante do 3º Distrito Naval, Vice-Almirante Marcos Nunes de Miranda; e o Comandante da 7ª Brigada de Infantaria Motorizada, General de Brigada Carlos José Ignácio; além de autoridades civis e militares e representantes dos poderes legislativo, executivo e judiciário.

Piloto de caça, o novo comandante da I FAE, Brigadeiro do Ar Potiguara, é natural de Cáceres (MT) e ingressou na FAB em 1978. Possui mais 4.000 horas de voo em diversos tipos de aeronaves, e o seu mais recente cargo foi o de Chefe da 3ª Subchefia do Estado-Maior da Aeronáutica.

Já o Comandante substituído, Major-Brigadeiro Borba, foi Comandante da I FAE por um ano. Durante esse período, ele efetuou a mudança de sede do Esquadrão Rumba (1°/5° GAV) de Fortaleza (CE) para a Base Aérea de Natal. Em seu discurso de despedida, ele agradeceu todo o apoio recebido pelo Comando-Geral de Operações Aéreas (COMGAR), pelo Segundo Comando Aéreo Regional (II COMAR), e pelas Unidades da FAB no Rio Grande do Norte. Ele também enfatizou a importância da missão da I FAE como modeladora dos pilotos operacionais da FAB.
Passagem de revista à tropa  S2 Canário

O Major-Brigadeiro do Ar Borba irá assumir o cargo de Comandante do Primeiro Comando Aéreo Regional (I COMAR), em Belém (PA).

Primeira Força Aérea


 A I FAE é responsável pela formação operacional dos aviadores recém-saídos da Academia da Força Aérea (AFA), e tem sob sua subordinação as seguintes Unidades (todas sediadas em Natal): o Esquadrão Gavião (1°/11° GAV), o Esquadrão Rumba (1°/5° GAV), o Esquadrão Joker (2°/5° GAV) e o Grupo de Instrução Tática e Especializada (GITE).