OPERACIONAL

Primeiro Grupo de Artilharia Antiaérea da FAB forma novos observadores

Militares foram capacitados para atuar em áreas onde a topografia dificulta a cobertura radar
Publicada em: 28/03/2014 14:51
Imprimir
Fonte: 1º GAAAD

Instruções incluíram técnicas de escalada militar  1º GAAADO Primeiro Grupo de Artilharia Antiaérea de Autodefesa (GAAAD), sediado em Canoas (RS), formou um novo grupo de militares na função de observadores. O estágio de 11 dias encerrou na quinta-feira (28/03) com a solenidade de entrega de certificado aos alunos.

Os  observadores antiaéreos ocupam posições em locais onde a topografia dificulta a cobertura por radares e, a partir destes pontos, informam o centro de operações antiaéreas sobre a aproximação de aeronaves hostis. “Vocês serão os olhos da defesa antiaérea nas vias de ataque mais prováveis do inimigo. Serão a fonte de informações necessárias para um engajamento preciso”, afirmou o comandante do 1º GAAAD, Major de Infantaria Luís Marcelo Sotoriva.

A capacitação incluiu instruções de orientação e topografia, comunicações, técnica de escalada militar, defesa passiva, defesa antiaérea, simulação de alerta antecipado, reconhecimento visual de aeronaves, ocupação de posição, entre outras.