TREINAMENTO

Cadetes da Academia da Força Aérea realizam instrução de salto de emergência

Publicada em: 27/03/2014 10:26
Imprimir
Fonte: SCS/AFA

Com o objetivo de treinar o futuro Oficial da ForçSalto de cadetes do 1º Esquadrão.  Sgt. Gaedkea Aérea para atuar em situações de emergência, cerca de 160 cadetes da turma Fenrir (1º Esquadrão do Corpo de Cadetes da Aeronáutica) realizaram nos dias 15 e 22 de março um salto de emergência na Academia da Força Aérea (AFA), localizada em Pirassununga (SP). A instrução contou com o apoio de uma aeronave C-105 Amazonas do Esquadrão Onça, sediado em Campo Grande (MS), para o transporte dos militares.

O treinamento ocorre em duas fases. Durante a primeira etapa, são realizados o condicionamento físico, a instrução técnica e a coordenação psicomotora; já durante a segunda fase, os cadetes realizam o salto, que ocorre a 1200 pés de altura (aproximadamente 400 metros) e tem duração de aproximadamente 40 segundos.

O Cadete de Infantaria Ramon Lopes de Gonçalves do 1º Esquadrão comparou a emoção do salto a cenas de um filme. “A rampa da aeronave desce e o ‘telão’ aparece [entrada de luz pela rampa aberta]. Para quem está lá dentro, aquilo parecia coisa de filme. Só conseguia pensar ‘agora é minha vez’”.

O exercício contou ainda com a participação de 27 Oficiais da Marinha do Brasil e sete engenheiros do Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV). O próximo sábado (29/03) será o último dia para que os cadetes realizem o treinamento de salto de emergência na AFA.