CERIMÔNIA

Homenagens marcam o Dia do Especialista e o aniversário da Academia da Força Aérea

Publicada em: 27/03/2014 10:45
Imprimir
Fonte: AFA

Revista à tropa  Cb DiegoA Academia da Força Aérea (AFA) realizou nesta terça-feira (25) cerimônia comemorativa do Dia do Especialista e do seu 73º aniversário. A solenidade foi marcada por homenagens a diversas personalidades, militares e civis, que se destacaram pela colaboração e dedicação à Academia.

Sargentos especialistas e civis do efetivo da AFA que se destacaram pelos serviços prestados à Aeronáutica foram premiados com a “Medalha Bartolomeu de Gusmão”. A condecoração leva o nome do Padre Bartolomeu Lourenço de Gusmão, um dos precursores da aviação com trabalhos no campo da aeroestação, e representa a dedicação, zelo e amor à Aeronáutica.

Houve também a entrega do título de Membro honorário da Força Aérea Brasileira, distinção conferida às personalidades que têm assiduamente cooperado, de forma espontânea e prestimosa, com os mais diversos elos do Comando da Aeronáutica, no cumprimento de sua missão constitucional.

A Academia homenageou, ainda, os “Amigos da AFA”, título conferido às personalidades que, com amizade, fidelidade e profissionalismo contribuíram para o cumprimento de sua missão: formar os futuros líderes da Força Aérea Brasileira. Por último, a Major Dentista Ana Maria Portillo se despediu do serviço ativo, depois de quase 20 anos de serviço na AFA, e recebeu os cumprimentos do Comandante da AFA, Brigadeiro do Ar Carlos Eduardo da Costa Almeida.

O Dia do Especialista de Aeronáutica foi instituído na data que coincide com a criação da Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), 25 de março de 1941. A EEAR, maior complexo de ensino técnico da América Latina, tem como missão a formação de pessoal especializado nas mais diversas áreas, como administração, apoio logístico, proteção ao voo, guarda e segurança, saúde e muitos outros cursos, a fim de atender as necessidades crescentes para o Comando da Aeronáutica.

Após a conclusão do curso de formação, o aluno é promovido à graduação de terceiro sargento, e a cada período de sete anos passa a uma graduação superior, podendo chegar à suboficial.

A Academia da Força Aérea tem como missão formar Oficiais de Carreira da Aeronáutica dos Quadros de Oficiais Aviadores (CFOAV), Intendentes (CFOINT) e de Infantaria da Aeronáutica (CFOINF), desenvolvendo em cada cadete os atributos militares, intelectuais e profissionais, além dos padrões éticos, morais, cívicos e sociais, obtendo-se, ao final deste processo, Oficiais em condições de se tornarem líderes de uma moderna Força Aérea.