ESPORTE

Medalhistas nos 5º Jogos Mundiais são homenageados com Mérito Desportivo Militar

Meta é ampliar participação de atletas militares brasileiros nas Olimpíadas de 2016
Publicada em: 14/03/2014 16:17
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea

Medalha Mérito Desportivo Militar foi criada em 2006   Cabo V. Santos/Agencia Força AéreaA entrega da medalha Mérito Desportivo Militar realizada nesta sexta-feira (14/02) na Base Aérea de Brasília (BABR) homenageou os atletas militares que conquistaram bronze nos 5º Jogos Mundiais Militares, disputados no Rio de Janeiro em 2011. A cerimônia contou com a presença de familiares dos 206 homenageados e oficiais-generais da Marinha, Exército e Aeronáutica.

Em mensagem, o Ministro da Defesa, Celso Amorim, destacou a contribuição dos atletas militares para a história do esporte brasileiro.  A primeira medalha de ouro conquistada pelo país, em 1920 nos Jogos Olímpicos da Antuérpia, foi na modalidade de tiro por um militar do Exército.  Mais recente, em 2012, Sarah Menezes conquistou o ouro em Londres no judô. “Vivemos hoje um a década de ouro do esporte brasileiro, que deverá atingir o seu ápice em 2016, com a realização dos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro”, ressaltou Amorim. 

Meta - De acordo com o presidente da Comissão Desportiva Militar do Brasil (CDMB), General de Divisão Décio Luís Schons, a incorporação de atletas de alto rendimento é uma das iniciativas Presidente da Comissão Desportiva Militar Brasileira  Cabo V. Santos/Agencia Força Aéreapara fortalecer a delegação brasileira em competições esportivas. O programa já existe na Marinha e no Exército. Neste ano, o programa inicia na Aeronáutica. “Nas olimpíadas de Londres nós tivemos 67 militares integrando a comitiva brasileira. A meta para os jogos de 2016 é que nós ultrapassemos a marca dos 100”, afirmou o oficial-general. 

A participação dos novos atletas também devem contribuir para o desempenho do Brasil nos 6º Jogos Mundiais Militares, que serão realizados na Coréia do Sul em 2015. “A idéia é repetir o resultado”, destaca. Na última edição, realizada em 2011 no Rio de Janeiro, o Brasil liderou o ranking de medalhas, total de 114, entre os 111 países participantes.

Forças do Esporte – Responsável pela interface entre as Forças Armadas e o Ministério do Esporte, o presidente da CDMB também destaca o Programa Forças no Esporte. Em vigor desde 2003, a iniciativa já alcança mais de 100 unidades militares com o objetivo de promover a inclusão social de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social por meio do esporte. Elas recebem reforço escolar, alimentação, demonstração de disciplina e o convívio social pela prática do esporte. O programa conta com aporte de recursos do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome para o reforço da merenda escolar. De acordo com o oficial-general, a meta para 2014 é atingir 15 mil crianças. 

Atletas da FAB conquistaram bronze nos 5º Jogos Mundiais Militares  Cabo V. Santos/Agencia Força AéreaMedalhistas da FAB – A medalha do Mérito Desportivo Militar que a Tenente Intendente Mellina dos Santos Cabral Silva passa a ostentar a partir de hoje tem muito significado. Ela compete atualmente no pentatlo aeronáutico que compreende as modalidades de tiro, basquete, natação, esgrima, orientação e pista de obstáculos. De segunda a sábado, a militar treina entre as 5h e 7h30 da manhã. No domingo, dia de folga, ela participa de competições para não perder o ritmo.

“Isso não é só pra mim. É para a Força Aérea Brasileira e para o Brasil. Mostrar como tem militares e atletas que tem esforço diário para levar o Brasil para o lugar mais algo do pódio. É isso que me dá força para levar todos os dias mais cedo e treinar antes do expediente as seis modalidades”, afirma.

A Sargento Cássia Bahiense Neves, grávida de 7,5 meses, é paraquedista da FAB e ajudou o Brasil a subir ao pódio pela primeira vez na modalidade. Foi em 2011 nos 5º Jogos Mundiais Militares disputados no Rio de Janeiro. "A medalha foi muito merecida pela equipe inteira. Acho que foi uma batalha nossa que agora foi recompensada", afirma.