HOMENAGEM

Atletas da FAB recebem Medalha do Mérito Desportivo Militar

Cerimônia de entrega será realizada na Base Aérea de Brasília nesta sexta (14)
Publicada em: 12/03/2014 13:03
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea

A Base Aérea de Brasília (BABR) sed  ia, nesta sexta-feira (14/03), às 11h, a solenidade de entrega da Medalha Desportivo Militar. Neste ano, 206 militares e civis recebem a condecoração concedida pelo Ministério da Defesa, segundo portaria publicada no Diário Oficial da União. O evento deve contar com a presença do ministro da Defesa, Celso Amorim.

Entre os 35 agraciados da Força Aérea Brasileira (FAB) estão atletas de diversas modalidades que conquistaram destaque paEntrega da Medalha Mérito Desportivo Militar será na Base Aérea de Brasília  Arquivo Agência Força Aérea / Sgt Paulo Rezendera o país em campeonatos mundiais, sul-americanos ou regionais. A Capitão Intendente Lislaine Link, por exemplo, é uma das atletas que receberão a comenda. Em 2009, a militar foi a primeira mulher brasileira a participar do Campeonato Mundial de Orientação realizado na Hungria. Já a Tenente Melina Cabral Silva obteve a segunda colocação por equipe ao participar do Campeonato de Pentatlo Aeronáutico Militar na Turquia no ano passado.

A Sargento Cássia Bahiense Neves é integrante da Seleção Feminina Militar de Paraquedismo, sendo a única mulher da FAB que compõe a equipe. Nos 5º Jogos Mundiais Militares do Conselho Internacional de Esporte Militar (CISM), realizados em 2011 no Rio de Janeiro, integrou a equipe que conquistou um título inédito para o país. Pela primeira vez, o paraquedismo militar brasileiro subiu ao pódio na modalidade queda livre.

O prêmio, no entanto, não é concedido apenas aos atletas. Entre os homenageados também estão profissionais que se dedicam ao treinamento, logística e apoio às competições. O sargento Jorge Luiz Ferreira da Silva, da Comissão de Desportos da Aeronáutica (CDA), por exemplo, é o responsável pela manutenção e controle de armas de tiro e esgrima, função fundamental para a precisão necessária ao desempenho dos atletas de alto rendimento. Além disso, integra a comissão técnica da equipe brasileira de Pentatlo Aeronáutico Militar, que conquistou a primeira posição na 5ª edição dos Jogos Mundiais Militares.

Sobre a condecoração - Criada pelo Decreto nº 5.958, de 7 de novembro de 2006, a Medalha Desportivo Militar tem por finalida  de premiar militares brasileiros que se destacaram em competições desportivas nacionais e internacionais, assim como militares e civis brasileiros ou estrangeiros que prestaram relevantes serviços ao desporto militar do Brasil. A concessão da medalha é feita mediante a proposta das Comissões de Desporto Militar do Brasil, da Marinha, do Exército e da Aeronáutica.